Saúde

Salvador sedia seminário gratuito sobre trânsito e sono

Evento é promovido na terça (5), durante a 3ª Semana Mundial de Segurança Viária da ONU
Brava , Salvador | 29/04/2015 às 09:55
Kenya Felicíssimo, dentista do sono
Foto: João Ferreira
Os acidentes de trânsito provocam cerca de 1,24 milhão de mortes por ano no mundo, segundo a OMS. Para reverter este quadro, a ONU instituiu a “Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020”, com a meta de salvar cinco milhões de vidas. Ações acontecem ao longo do ano em mais de cem países. Em maio, será promovida a 3ª Semana Mundial de Segurança Viária das Nações Unidas, entre os dias 4 e 10.

Para colaborar com a meta proposta pela ONU, a dentista do sono Kenya Felicíssimo promove, em parceria com o SEST SENAT Salvador, uma palestra gratuita e aberta aos trabalhadores do setor de transporte. A entrada é sujeita à lotação. O evento acontece na manhã de terça, 5 de maio, e discute os impactos dos distúrbios do sono na produtividade e saúde dos motoristas. O encontro acontece
às 9h, no auditório da entidade, localizada na Pituba. 

PESQUISAS – O sono e o cansaço representam 60% dos acidentes de trânsito no país, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET). “A privação de sono e alguns distúrbios, como ronco e apneia, provocam sonolência diurna excessiva. É preciso dormir com qualidade para preservar as funções cognitivas, motoras e perceptivas”, esclarece Kenya Felicíssimo, única cirurgiã-dentista na Bahia com título em Odontologia do Sono.

De acordo com a Fundação Nacional do Sono, a insônia aumenta em 250% o risco de acidentes de trânsito nas estradas. Se o motorista
sofrer com a apneia do sono, os dados pioram: o risco é elevado para 700%. “O motorista precisa ficar atento aos sinais que o corpo dá. O ideal é parar em algum lugar, andar um pouco, lavar o rosto, ingerir um pouco de água e café. Se o sono persistir, é fundamental que ele procure um local para descansar”, pontua.