Saúde

Na companhia do relaxamento

Considerado pioneiro na Bahia, projeto implantado na UPA de Roma dedica um olhar de cuidado e atenção aos acompanhantes dos pacientes
Adriana Patrocinio , Salvador | 23/04/2015 às 10:29

Ao lado de cada paciente debilitado, com a saúde fragilizada, muitas vezes há um acompanhante angustiado e com sobrecarga de estresse. Para tentar suavizar esse cenário, tão comum nos corredores dos hospitais, os Terapeutas do Riso, junto com a Coordenação de Educação Continuada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma, acabam de lançar o projeto Amenizar cuidando do acompanhante. Considerada pioneira na Bahia, a iniciativa dedica um olhar especial de cuidado e atenção ao oferecer sessões de relaxamento àqueles que acompanham os pacientes.  

“Os acompanhantes estão quase sempre tensos e preocupados. Com o projeto, queremos contribuir para amenizar essa realidade”, comentou Iêda França, coordenadora da Educação Continuada da UPA Roma, unidade de saúde administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Voltado exclusivamente para os acompanhantes dos pacientes, o programa vem sendo aplicado inicialmente às quintas-feiras. Para proporcionar esse momento especial, uma sala do complexo é “preparada para se transformar num ambiente agradável, onde a pessoa possa revigorar as energias”, como ressalta Dalva Gomes, a “Doutora Ciranda”, integrante dos Terapeutas do Riso. “Para o processo do ‘Amenizar’ lançamos mão de luzes, que foram postas de acordo com a cromoterapia (terapia por meio de cores), além de música suave e massagem”, explicou. “São pacientes invisíveis, que muitas vezes passam muito tempo dentro do hospital e também precisam de um cuidado”, acrescentou.

Para “recrutar” as pessoas, os “doutores palhaço” circulam pelos corredores da UPA, com a nobre missão de oferecer alívio àqueles naturalmente desgastados ou esgotados. Cada sessão dura em torno de 15 minutos. “Amei o projeto. Estava tensa, com muita dor nas costas e esse relaxamento me deu uma sensação de alívio. Foi uma maravilha”, relatou a acompanhante Olga Cristina. “Relaxei imediatamente com a massagem. A música e a luz ajudam a tornar tudo completo e perfeito”, declarou a acompanhante Edilma Albuquerque.