Saúde

OLHAR BRASIL: ALUNOS de Lauro recebem óculos para corrigir deficiência

A ação faz parte do projeto Olhar Brasil que visa reduzir a taxa de evasão escolar
Decom , Lauro de Freitas | 18/03/2015 às 12:04
Alunos passam a enxergar melhor com essa iniciativa
Foto: DECOM
A dificuldade no aprendizado e no relacionamento interpessoal, muitas vezes pode estar relacionada com problemas na visão. Pensando nisso, surgiu o projeto Olhar Brasil que visa diagnosticar as deficiências visuais dos alunos das redes públicas de ensino, e em seguida, oferecer-lhes gratuitamente óculos de grau. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através das secretarias de Educação e Saúde, iniciam nesta quarta-feira (18), a distribuição de óculos para alunos da rede municipal de ensino, que participaram do projeto.

Nesta etapa serão beneficiados os alunos das escolas municipais: Mário Covas, Cidade Nova, Pato Donald, José Ramos, Mariza Pitanga, Olavina Calazans, Emerson Palmeira, Santa Júlia e Miguel Arraes. A entrega acontecerá na unidade escolar 2 de Julho, a partir das 8h, localizado em Itinga. Ainda nesta sexta-feira (20), será a vez das escolas Kléber Pacheco, Constatino Vieira, Tia Lúcia, Jovina Rosa, Euzébia de Brito, Paulo Malaquias, Félix Cardoso, com a entrega na unidade escolar Paulo Malaquias.

Em 2014, a Prefeitura do Município consultou mais de 3.800 mil estudantes da rede municipal de ensino, realizando a triagem ocular e promovendo consulta oftalmológica. Desse total, a Prefeitura garantiu cerca de 1.200 óculos àqueles que apresentaram deficiências visuais. Em 2015, o Programa Olhar Brasil seguirá atendendo as crianças da rede pública. O “Olhar Brasil” surgiu da parceria entre os Ministérios de Educação e Saúde. Segundo dados do programa, a ação corretiva na visão dos alunos, reduz a taxa de evasão escolar, além de contribuir para qualidade de vida do indivíduo.