Saúde

NOB recebe Nível Máximo da Acreditação Hospitalar pela ONA

Certificação reconhece excelência dos serviços oferecidos pelo Núcleo de Oncologia da Bahia ao paciente oncológico

Carolina Campos , Salvador | 09/03/2015 às 22:25
Promover o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Essa é a missão do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), que acaba de conquistar o Nível Máximo da Acreditação Hospitalar pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para certificar a qualidade nos serviços oferecidos, o NOB passou por uma criteriosa avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) – instituição de São Paulo, líder no mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade em saúde. Para isso, o NOB implantou padrões e metodologia reconhecidos internacionalmente e recomendados pelo Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde.

A Acreditação Hospitalar, ainda pouco conhecida por boa parte da população, é uma certificação exclusiva para instituições de saúde, com metodologia especifica, que avalia a gestão da qualidade, a exemplo de práticas e recursos institucionais, como forma de garantir a qualidade da assistência ao paciente por meio de padrões pré-definidos, incentivando também a educação continuada.         

A certificação comprova a excelência do NOB nos serviços oferecidos à população, pois assegura padrões determinados de segurança e qualidade no atendimento ao paciente e comprova a integração dos seus processos. “O selo de Nível Máximo de Acreditação concedido pela ONA ao NOB é um reconhecimento externo que comprova o compromisso e dedicação de toda a equipe com a qualidade dos serviços. É o resultados do nosso aprimoramento contínuo, do investimento em pesquisa e em gestão, e da segurança da assistência à saúde que prestamos diariamente”, disse a oncologista Gildete Lessa, diretora do NOB.   

De acordo com o IGQ, o certificado de Nível 3 ou Acreditado com Excelência recebido pelo NOB tem validade de três anos. Neste nível de certificação a avaliação é ampliada para o uso das informações na tomada de decisão e analisa resultados e impactos das intervenções propostas na população atendida pelo Núcleo. Antes, o NOB passou pelo Nível 1, cuja avaliação teve como foco a segurança do paciente, e Nível 2, que analisou todo o processo da assistência.       

ONA – organização não governamental, sem fins econômicos e com abrangência de atuação nacional, a ONA tem como objetivo promover a implantação de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Isto permite o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do país.       

NOB – Com sede no bairro de Ondina, em Salvador, o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) também conta também com unidades no Hospital da Bahia e em Lauro de Freitas, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos, que atuam juntos de forma transdisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo. Informações: www.nucleodeoncologia.com.br.