Com informações do Jacuipe Noticias
Jacuipe Noticias , Santo Amaro |
07/03/2015 às 19:27
Problemas da falta de recursos e outros
Foto: JN
A Santa Casa de Oliveira dos Campinhos, em Santo Amaro, vem passando por uma seria crise de manutenção, com um déficit financeiro significativo que pode levar o fechamento do hospital com 147 anos de serviços prestados as comunidades.
A crise começou deste o final de 2014, com mudanças nos repasses do SUS que gerou esta crise nacional, apetando também a Santa Casa de Oliveira, existe uma conversação com o Secretário de Saúde do Estado para achar soluções para esta crise na Bahia, entretanto esta é apenas uma luz, um caminho, que talvez não chegue a tempo.
Outro fator que tem agravado a situação da Santa Casa é o não repasse, por parte da prefeitura de Santo Amaro, dos recursos Federais que deveriam ser entregues a instituição.
Estranhamente a Prefeitura de Santo Amaro tem exigido todos os relatórios dos serviços, porém não tem retornado com os valores devidos, o PAB (Programa de Atenção Básica), Oliveira dos Campinhos é servida apenas pela Santa Casa, mas atualmente a prefeitura não vem mantendo financeiramente o hospital.
Coisa semelhante tem acontecido com a creche mantida pela Santa Casa, o Governo, passa recursos para a manutenção da creche, porém a prefeitura, que gerencias a entrega destes recursos não tem repassado este dinheiro, desta forma, a Santa Casa esta se vendo obrigada a fecha-la, são mais de 70 crianças que ficaram sem este serviço.
Continuando esta situação, provavelmente, em menos de 02 meses o hospital será obrigado a fechar. Para evitar isso políticos da região, empresários e população em geral tem feito doações em alimentos e material de consumo.