Saúde

Atenção vai da criança ao idoso em diversas especialidades médicas

VIDE
sECOM , da redação em Salvador | 23/02/2015 às 19:00
O Planserv (Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais) está intensificando sua atuação na área de medicina preventiva. O objetivo é tornar mais completa a atenção à saúde de seus mais de 490 mil beneficiários, entre servidores, dependentes e agregados. A atuação se dá por meio de cinco programas específicos de assistência à saúde e prevenção de agravos nas especialidades de Endocrinologia, Pediatria, Saúde Mental (Psiquiatria), Saúde do idoso e Feridas. O investimento anual na prevenção é da ordem de R$30 milhões.


O atendimento nestas áreas é feito pela própria rede de prestadores e de uma unidade própria do Planserv, o Centro de Diabetes e Obesidade, situado na unidade do SAC Servidor, no bairro da Boca do Rio em Salvador. São mais de 82 mil atendimentos preventivos por ano com acompanhamento sistemático a beneficiários de todas as faixas etárias. “A ampliação do foco da atuação do Planserv segue aos critérios mais modernos de atenção à saúde, pois prioriza a prevenção, sem, no entanto, deixar de manter a assistência curativa e de reabilitação”, explica a coordenadora Geral do Planserv, Sônia Carvalho.


Desde que foi lançado, em março de 2008, o Programa de Endocrinopatias - que previne e presta acompanhamento a beneficiários acometidos de doenças como diabetes, obesidades e da tireóide -, já realizou mais de 336 mil atendimentos. Nesta especialidade, o Planserv disponibiliza 38 prestadores cadastrados e 153 profissionais da área, sendo 89 endocrinologistas e 64 nutricionistas. As consultas com endocrinologistas são autorizadas automaticamente. Já as para nutricionista, necessita de autorização previa, por meio de relatórios médicos com a indicação para o acompanhamento nutricional.


Focado em beneficiários pertencentes à faixa etária de 0 a 12 anos de idade, que representa 16% da carteira do Planserv, o programa de Pediatria responde por cerca de 76 mil atendimentos por ano. Estão incluídos no programa, além de médicos pediatras, outros profissionais como fisioterapeutas, fonaudiólogos, psicólogos e especialistas nas áreas de Pediatria, Neuropediatria, Cardiopediatria e Gastropediatria, dentre outros. O programa possui 56 prestadores cadastrados na capital e interior, além de 200 profissionais, sendo 96 pediatras, 48 fonaudiólogos, 26 fisioterapeutas, nove psicólogos e 21 outras especialidades com habilitação pediátrica. Lançado em 2012, o programa responde por mais de 76 mil atendimentos por ano e requer investimento da ordem de R$6 milhões/ano.


Com mais de 7 mil atendimentos por ano, o programa de Diabetes e Obesidade possui equipe multidisciplinar própria formado por médicos, nutricionistas, enfermeiros, educador físico, psicólogo e assistente social. O atendimento é feito no CDO do SAC Servidor mediante agendamento prévio feito por meio do telefone 3347-6699. O funcionamento é de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas. Atualmente, 1.870 beneficiários estão inscritos no programa e recebem acompanhamento médico especializado e ações educativas, visando estimular a mudança de atitudes e hábitos para uma vida mais saudável.

Para o programa de Saúde Mental, o beneficiário do Planserv recebe atenção em psicologia em três modalidades de atendimento: o ambulatorial, hospital-dia e internação. Para os beneficiários que possuem idade maior ou igual a 60 anos, o plano mantém o atenção geriátrica por especialistas e acompanhamento ambulatorial, envolvendo fisioterapeutas, fonaudiólogos, psicólogos e nutricionistas. Também com acompanhamento ambulatorial, o programa de feridas atua na prevenção e tratamento de lesões cultâneas como úlceras e pé diabético. O programa prevê ainda atendimento médico nas especialidades de cirurgia geral, angiologia e infectologia. Mais informações sobre os programas de prevenção podem ser conseguidas no site do Planserv, no endereço eletrônico 
www.planserv.ba.gov.br.