vide
SSP BA , Salvador |
29/11/2014 às 17:36
Cúpula da SSP
Foto: Alberto Mareaux
Peça teatral, palestra e almoço de confraternização foram as atividades do “Novembro Azul” realizadas na manhã desta quinta-feira (27) pela Secretaria da Segurança Pública. O objetivo do evento foi conscientizar os servidores sobre a importância de combater o câncer de próstata, doença com sinais clínicos muitas vezes silenciosos e que, no Brasil, é o mais incidente entre homens em todas as regiões. O encontro, organizado pela Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), ocorreu no auditório da SSP (Centro Administrativo da Bahia).
O subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, ressaltou, em seu discurso de abertura, que a prevenção é o melhor remédio para doenças que podem ser diagnosticadas precocemente. Em seguida, com linguagem popular e de maneira divertida, o Grupo de Teatro da Polícia Militar apresentou o espetáculo “A tromba azul – Prevenir é agir”, encenando situações diárias com foco na rejeição de alguns homens em se submeterem ao exame do toque retal.
Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), referência nacional no assunto, foram expostos na palestra do urologista Modesto Jacobino, convidado para falar sobre como prevenir o câncer de próstata. Uma das informações foi sobre a estimativa do instituto que em 2014 sejam registrados no país 68.800 novos casos da doença. “Nós pensamos que somos super-homens. Que nada irá nos atingir”, disse o médico sobre a necessidade de fazer exames regularmente.
Prevenção
Jacobino informou que a partir dos 50 anos os homens devem procurar um urologista para realizar os exames de sangue e de toque anualmente e que, em casos de hereditariedade (quando algum parente já teve câncer de próstata) ou em negros (raça com incidência maior de casos), o ideal é iniciar esses procedimentos aos 40 anos. “Sabemos que através de campanhas educativas aumentou a procura pelos exames preventivos. É indispensável quebrarmos essa barreira cultural em torno do exame de toque retal. Ninguém perderá a masculinidade por conta desse procedimento”, conclamou Jacobino.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, que chegou no decorrer do evento, pois participava de uma solenidade na Assembleia Lesgislativa da Bahia, afirmou que o homem precisa diminuir a resistência em se cuidar. “Temos que tomar conta da nossa saúde e deixar de imaginar que o problema sempre acontecerá com o outro e nunca como a gente”, alertou Barbosa.
Depois do discurso de encerramento foram entregues certificados de agradecimento para os integrantes do Grupo de Teatro da PM, ao urologista Modesto Jacobino e para Dênia Melo, representante das empresas DRM e Rontan, que patrocinaram os copos personalizados distribuídos entre os homens e a feijoada de confraternização servida após o evento, no restaurante da SSP.