Vide
AM , Andaraí |
28/11/2014 às 17:22
Situada na encosta leste da Serra do Sincorá, região central da Chapada Diamantina, a bucólica Andaraí, município baiano conhecido pelas belezas naturais, antigos casarios e pelo poder econômico que teve até o início do século passado decorrente da exploração de jazidas e de minérios, hoje desponta no estado (e também nacionalmente) por sua preocupação com a saúde pública.
Com o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), desenvolveu com sucesso o programa “Novembro Azul”, que integra o calendário nacional das campanhas de prevenção e visa a conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata. “Neste mês nós nos dedicamos a praticar ações de prevenção de doenças e promoção de saúde, com foco no homem e, em especial, no câncer de próstata”, explicou Milena Santos Helfenstein, responsável pela Coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Andaraí.
Ressaltou que, com a “decisiva ajuda do médico Venceslau Silva”, o município planejou estratégias para orientar a população masculina a cuidar da saúde, sempre resistente em verificá-la com a frequência exigida.
“Neste contexto é que foi fundamental a presença do Dr. Venceslau, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologista, com a realização de várias atividades, como consultas e palestras tratando de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e problemas da próstata”, nas unidades de saúde, nas escolas e na feira livre local, pontuou Milena.
Além disso, os serviços de saúde municipal fizeram, durante o “Novembro Azul”, para aproximadamente 300 homens, atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, exames de PSA, testes de glicemia, para HIV, hepatites e sífilis.
Houve ainda palestras sobre doenças da próstata, câncer de boca, tabagismo, DST, nutrição, alcoolismo, hipertensão e diabetes, com uma boa presença do público masculino, numa evidência de que a proposta da
Prefeitura de Andaraí, na área da saúde, atendeu aos objetivos propostos”, constatou a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
.