Vide
Antonio Luiz Diniz , Salvador |
25/11/2014 às 13:30
Nesta quinta-feira, 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer, o médico oncologista, Cleber Gomes, fala em entrevista coletiva à imprensa, sobre o câncer , doença considerada a segunda principal causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para as cardiovasculares.
A proposta do especialista baiano é conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer.
Nesta quinta-feira, 27, além da coletiva à imprensa, diversas campanhas educativas sobre os vários tipos de câncer serão divulgadas, assim como as formas de tentar barrar o avanço da doença.
Hoje, é cada vez maior o número de casos de câncer no Brasil e no mundo. Eles estão relacionados principalmente com hábitos de vida pouco saudáveis. Estima-se que o número de casos da doença poderá dobrar nas próximas décadas, principalmente nos países de baixa renda.
Porém, vale destacar que a doença não escolhe cor, idade ou sexo, podendo atingir toda a população e também qualquer órgão do nosso corpo.
Os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, cólon e reto.
Entre as mulheres, o principal causador de mortes é o câncer de mama. Já nos homens, o câncer de pulmão é o maior responsável pelos óbitos.
Na Bahia, o Hospital Aristides Maltez, mantido pela Liga Bahia Contra o Câncer, é a única unidade de saúde especializada no tratamento. Diariamente são 3 mil atendimentos.
O HAM atende pacientes de 400 municípios baianos e também doentes vindos de Sergipe, Pernambuco e até de Goiás.