Maternidade Climério de Oliveira prepara programação especial para o Dia Mundial da Prematuridade (17)
Leila Dourado , Salvador |
15/11/2014 às 11:04
No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade, instituído pela Organização Mundial
da Saúde com o objetivo de chamar atenção para a importância da prevenção dos partos prematuros, além de defender a adoção de tratamentos cada vez mais adequados para garantir a sobrevida dos bebês nascidos antes do tempo.
Nesse contexto, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO) preparou uma programação especial para a próxima segunda-feira, na sede da instituição, em Nazaré, quando será oferecido um café da manhã para as gestantes
do pré-natal, propiciando um ambiente acolhedor e informal. Na ocasião, profissionais envolvidos na ação irão conversar com as participantes sobre o que é prematuridade, seus riscos, ações e cuidados importantes para a prevenção, com distribuição de material educativo, além de esclarecerem todas as dúvidas levantadas.
Segundo a OMS, cerca de 15 milhões de bebês nascem de forma prematura (antes de 37 semanas de gestação) a cada ano no mundo, o que representa mais de um a cada dez bebês. O nascimento prematuro é a principal causa de mortes de bebês em suas primeiras quatro semanas de vida, e a segunda causa de morte, depois da pneumonia, em crianças menores de 5 anos. Os 10 países com as maiores taxas de partos prematuros são Índia, China, Nigéria, Paquistão, Indonésia, Estados Unidos, Bangladesh, Filipinas, República Democrática do Congo e Brasil, cuja prematuridade (neste último) representa 22% das mortes de crianças menores de 5 anos.