Centro de Oncologia Infantojuvenil do HEC/IMIP comemora um ano de serviços prestados à população baiana
Ascom HEC , Salvador |
06/11/2014 às 11:48
Profissionais do HEC
Foto: DIV
Há um ano foi inaugurado no Hospital Estadual da Criança (HEC) / IMIP Gestão o Centro de Oncologia Pediátrica Infantojuvenil, que atende crianças de Feira de Santana e municípios circunvizinhos. Um evento para celebrar o aniversário aconteceu na noite desta quarta-feira (5).
Diversas pessoas estiveram presentes, dentre elas Dra. Núbia Mendonça, referência da Oncologia na Bahia; representantes dos parceiros Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), representantes do Grupo de Apoio à Criança com Câncer - Bahia (GAAC), bem como médicos e outros profissionais de saúde do HEC/IMIP.
A Dra. Núbia Mendonça disse que ficou muito orgulhosa com os dados apresentados pelos integrantes da equipe do setor. "Estamos no Nordeste, numa cidade do interior da Bahia, e o HEC possui uma qualidade estrutural, uma humanização que considero muito importantes. Não conheço no Brasil um hospital público com essa estrutura. Acredito que Feira de Santana tem que se orgulhar muito e colaborar, cuidar desse hospital", afirmou.
Uma das médicas do Serviço de Oncologia, Dra. Maria Dolores Dórea, ministrou uma palestra sobre noções básicas de oncologia pediátrica. Segundo ela, o câncer já é a segunda causa de morte em crianças no Brasil. "Hoje temos uma média de 11 mil novos casos por ano. Vale ressaltar que, há 25 anos, a taxa de cura estava em torno de 35%; hoje pode ultrapassar 70%. Por isso, o diagnóstico precoce é a coisa mais importante dentro da oncologia pediátrica. O importante não é só curar; é curar com qualidade de vida", informou.
Dr. Maurício Meira apresentou durante o evento dados referentes ao período de um ano de funcionamento do Centro de Oncologia. "Foram feitas quase 800 sessões de quimioterapia e cerca de 1.750 atendimentos individuais durante o primeiro ano. Temos realizado cerca de 300 atendimentos e quase 200 sessões de quimioterapia por mês. Vale salientar que 43% dos pacientes que atendemos são de Feira de Santana; os demais pacientes são de outras 20 cidades", destacou.
O Centro de Oncologia Infantojuvenil do HEC/IMIP dispõe de 13 leitos para internação, ambulatório e quimioteca no 5º andar da unidade, bem como brinquedotecas. O atendimento é destinado aos pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer, com idades entre zero e 15 anos incompletos.
A equipe do Centro de Oncologia Infantojuvenil do HEC/IMIP, coordenada pelo oncopediatra Dr. Maurício Meira, é composta por sete médicos pediatras - especialistas em oncologia -, além de enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e técnicos em enfermagem.