Saúde

Hospital Santa Izabel recebe certificação nacional de acreditação

O título foi concedido após avaliação da qualidade dos serviços de saúde da instituição
Varjão , Salvador | 04/11/2014 às 11:20
O Hospital Santa Izabel (HSI) recebeu o título de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que  certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. O objetivo é melhorar os cuidados prestados aos pacientes e acompanhantes, além de proporcionar um ambiente livre de riscos para todos que circulam no hospital.
 
Para receber a certificação, o HSI, passou por um rigoroso processo de avaliação que, dentre outros aspectos, analisou a segurança do paciente, o gerenciamento de risco e da rotina, além dos indicadores de qualidade e de desempenho. 
 
Após meses de investimentos e esforços para a elaboração de protocolos, mudanças de processos e rotinas, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, que administra o Hospital Santa Izabel, comemora o resultado e ressalta o compromisso da instituição na prestação de serviços qualificados e seguros, frutos de um trabalho focado na pluralidade do conhecimento por meio da assistência transdisciplinar.
 
"Os desafios continuam. A certeza de que serão vencidos também", afirma o provedor da Santa Casa, Roberto Sá Menezes, que ressalta que essa conquista ​reforça a excelência na qualidade e segurança dos procedimentos assistenciais, do atendimento humanizado, da capacitação da equipe multidisciplinar e dos constantes investimentos realizados em processos e infraestrutura.
 
Vantagens 
A Gerente da Qualidade do HSI, Camila Cumming, descreve algumas vantagens da acreditação: amplia a segurança dos usuários na escolha e utilização dos serviços; busca maior eficiência e efetividade no atendimento com a racionalização dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos. 

Também foca no desempenho da organização por meio de uma abordagem centrada no processo do cuidado com o paciente e utiliza as providências científicas de excelência do atendimento à saúde para reorganizar suas práticas e diminuir riscos para pacientes, profissionais e colaboradores. Outra vantagem é a introdução da Gestão da Qualidade como ferramenta permanente de aprimoramento.