vide
Ascom EF , da redação em Salvador |
15/10/2014 às 14:50
O deputado Euclides Fernandes (PDT) apresentou Moção de Congratulações aos médicos baianos pela passagem do Dia do Médico, no dia 18 deste mês. Na oportunidade assinala que “é uma simples homenagem que faço a alguém tão especial e merecedor de todo nosso respeito. Quando alguém faz a opção de ser médico tem já a consciência absoluta de que sua missão será a de salvar vidas. Pelo seu talento transforma todo homem em bonança. Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso. Por isso, vai operando milagres, trazendo esperança a corações desesperançados. Falar de seu ofício de médico não é fácil. Existem muitas dificuldades e seu trabalho é incansável. Sabe-se que o médico clinica por amor ao ser humano, é um altruísta.”
Lembra, ainda o deputado que “ o Dia do Médico foi escolhido dia 18 de outubro, pois é o mesmo dia de São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão por que se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia do Santo.
Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Médicos podem ser generalistas, ou seja, não terem se especializado em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando especializados em alguma área, como endocrinologia, medicina estética, cardiologia e etc. O importante e fundamental no dia a dia desse profissional é propocionar ao seu semelhante meios para que tenha sua vida prolongada. O médico por formação, a depender o estado de saúde do seu paciente, coloca sempre em primeiro lugar a superação dos problemas que afligem o paciente. A saúde do seu semelhante está sempre em primeiro lugar. É o que assinala o deputado Euclides Fernandes em sua moção