vide
Ascom PMC , Caculé |
07/10/2014 às 19:16
Trabalho de embelezamento e autoestima para as mulheres
Foto: PMC
O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Petúnia Store, do O Boticário, do Bem Viver Centro Médico, da COOF Saúde, Posto Radar, Juliany Palma Odontologia, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e profissionais da beleza, iniciou a Campanha Outubro Rosa Novembro Azul no município. As ações da Campanha têm como foco conscientizar e prevenir o câncer de mama, e o Câncer de Próstata, o segundo mais comum em homens, tendo como objetivo maior ressaltar para a população a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia para mulheres e o exame de toque e o PSA para os homens.
O lançamento da Campanha, que está em sua segunda edição, aconteceu na tarde do dia 1º de outubro, na Praça Sagrado Coração de Jesus, e contou com vários serviços de saúde, além de palestras com a Ginecologista e Obstetra Doutora Suzie Cedro e o Doutor Shesllen Miranda, e ainda uma apresentação teatral com o Grupo de Teatro A Fênix e voz e violão com Thiago Araújo e Rafael Brito. Nas ações de cidadania do evento também foram oferecidos serviços de massagem relaxante, maquiagem, manicure, designer de sobrancelha e corte de cabelo.
Ao lançar oficialmente a Campanha o Secretário Municipal de Saúde, Roque Adenibal, expôs os dados das melhorias na saúde do município e destacou que durante os meses de outubro e novembro serão realizadas palestras com orientações, exposição de banners e entrega de informativos sobre as doenças, uma caminhada de mobilização e sensibilização e um passeio ciclístico no encerramento.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa remete à cor Rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A iniciativa começou nos Estados Unidos, com ações isoladas referentes ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro. Após o Outubro Rosa, mais um importante passo inicia pela prevenção. O foco passa a ser contra o câncer de próstata. Seguindo exemplo, o Novembro Azul integra a programação mundial para conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção da doença.