Saúde

ITABUNA: Mais três unidades de saúde reformadas serão reabertas

Vide
DECOM , Itabuna | 30/08/2014 às 19:32
Reforma e ampliação da João Monteiro
Foto: Gabriel DE Oliveira
A Secretaria Municipal de Saúde prevê para até 45 dias, a reinauguração de mais três unidades básicas, completamente reformadas: João Monteiro, no Pedro Jerônimo; Élson Duarte, no Urbis IV, além da Unidade de Referência José Maria de Magalhães Neto (antiga Fundação Sesp), no centro de Itabuna. Em estado mais avançado, a obra de reforma e ampliação da João Monteiro está prevista para ser concluída na já primeira quinze de setembro.

A unidade ganhou uma sala para agentes comunitários de saúde e outra para agentes de combate à endemias, além de terem sido construídos novos banheiros masculino e feminino para pacientes e reformado o banheiro de uso funcionários.  A unidade está sendo beneficiada ainda com reparos no telhado, revisão das redes elétrica e hidráulica, troca de forro, melhoria no piso e pintura.

O secretário municipal da Saúde, Eric Ettinger, informa que a unidade de referência José Maria de Magalhães Neto será reinaugurada no início de outubro. Como no prédio de dois pavimentos estão instalados consultórios para atendimento especializado a pacientes em tratamento contra hanseníase, tuberculose e leishmaniose, o andamento da obra dependeu de vistoria e liberação da Vigilância Sanitária, o que atrasou a sua conclusão.
Esta também é a previsão para a reinauguração da unidade básica de saúde Élson Duarte, no Urbis IV, de Itabuna, que ganhou duas novas salas para agentes comunitários de saúde e de combate de endemias e também passou por revisão nas redes elétricas e hidráulica e elétrica, conserto de esquadrilhas, troca de telhado, piso e janelas.

A unidade de saúde do bairro do bairro está sendo beneficiado ainda com a reforma de passeios, colocação de forro, reforma de banheiros e troca de portas e janelas. A reforma das unidades está sendo realizada com recursos do próprio município e a ampliação com recursos repassados pelo Ministério da Saúde.

O programa de recuperação e requalificação já garantiu reforma e ampliação de unidades de saúde José Édites dos Santos, no São Caetano; Lavínia Magalhães, no Conceição; Amélia Lessa, no Novo São Caetano; Alberto Teixeira, no Califórnia; Calixto Midlej Filho, no Nova Itabuna; Dilson Cordier, no São Roque;  Manoel Leão, no bairro de mesmo nome, Cândido Pereira, no Maria Pinheiro, Ubaldo Dantas, no Nova Ferradas, Corbiniano Freire, Santa Inês
Nilton Ramos, no Mangabinha, e  Cedorfi.