Saúde

Diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares em simpósio

No Brasil, as doenças cardiovasculares matam uma pessoa a cada dois minutos, atingindo principalmente indivíduos em idade produtiva, antes dos 60 anos.
Leila Dourado , Salvador | 18/08/2014 às 16:23

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte e a principal causa de hospitalização no Brasil, resultantes na maioria das vezes de fatores de risco como tabagismo e obesidade. Por isso, os debates sobre diagnóstico e tratamento são cada vez mais importantes, e é com este objetivo que o Hospital Ana Nery (HAN), referência no estado para a área, realiza entre os dias 22 e 23 de agosto, no Bahia Othon Palace Hotel, o II Simpósio de Cardiologia - SIMCARDIO.

O evento será realizado das 08 às 16 horas e contará com a presença de renomados profissionais envolvidos no cuidado ao paciente cardiopata, que debaterão temas como cirurgia cardíaca, emergências cardiovasculares, insuficiência cardíaca, anticoagulação, diagnóstico por imagem, reabilitação e prevenção das doenças cardiovasculares, dentre outros. Durante as atividades também serão realizados encontros com os ex-residentes do Hospital Ana Nery e de estudantes da Liga Baiana de Cardiologia. O programa de residência médica do HAN cobre diversas especialidades e forma 15 novos cardiologistas por ano, traduzindo-se em um centro de excelência na Bahia.

Em 2013, o I SIMCARDIO reuniu mais de 400 participantes entre cardiologistas de Salvador e do interior do estado, médicos residentes de cardiologia, estudantes de medicina e profissionais de saúde interessados na área. Para este ano planeja-se repetir e ampliar a experiência do simpósio contando com uma participação ainda maior de palestrantes de peso na cardiologia nacional.
 

Hospital Ana Nery
 

A preocupação com o tema e de manter os profissionais de saúde atualizados se deve ao fato do Hospital Ana Nery ser atualmente um centro de alta complexidade para referência no Estado da Bahia nas áreas de diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares, em adultos e crianças. Além disso, as Doenças Cardiovasculares (DCVs) são hoje as maiores causadoras de mortes prematuras em todo o mundo, sendo responsáveis por cerca de 17,3 milhões de óbitos por ano, 31,3% de todos os casos. 

No Brasil, esse número chega a 300 mil anualmente, ou uma morte a cada dois minutos, atingindo principalmente pessoas em idade ainda produtiva, antes dos 60 anos de idade. Entre as DCVs mais comuns estão o infarto, a insuficiência cardíaca e a hipertensão. Os principais fatores de risco são o tabagismo, maus hábitos alimentares, uso abusivo do álcool, obesidade e colesterol alto. 

A doença cardiovascular também é a principal causa de hospitalização no país, gerando o maior custo para o sistema nacional de saúde. A Organização Mundial de Saúde estima que em 2040, o Brasil seja o campeão em mortalidade por doenças cardiovasculares no mundo.