vide
Leila Dourado , Salvador |
01/06/2014 às 17:52
A Influenza, popularmente chamada de gripe, é uma doença viral altamente contagiosa, que pode levar à morte. Com o objetivo de imunizar o maior número possível de pessoas mais suscetíveis à doença, os chamados grupos de risco, como os idosos, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prorroga por mais uma semana a campanha de vacinação contra a doença. Isso porque, com a meta de imunizar pelos menos 80% do público alvo formado por 617 mil pessoas, até o momento em Salvador foram vacinadas 415 mil pessoas, o que corresponde a 67,2%.
O objetivo da prorrogação se dá pelo fato da preocupação das autoridades sanitárias com o aumento da circulação de turistas na cidade nos próximos dias, por conta da Copa do Mundo, aliado ao período que antecede o inverno, o que pode contribuir para aumentar o número de casos entre os desprotegidos. Este ano, a capital baiana já registrou 17 casos com uma morte em decorrência de complicações da gripe.
"O vírus pode ser transmitido em espaços aglomerados como estádios de futebol, shoppings e restaurantes. Há a possibilidade de o turista trazê-lo consigo, podendo ser facilmente disseminado entre a população não vacinada", alerta Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização da SMS.
Quem ainda não foi vacinado deverá procurar o posto de saúde mais próximo, das 08 às 17 horas, até o próximo dia 06 de junho. A imunidade oferecida pela vacina da gripe aparece entre 10 a 15 dias após sua aplicação e garante proteção em um período de um ano.
Assessoria de ComunicaçãoSecretaria Municipal da Saúde