vide
Joana D'arck , Salvador |
20/05/2014 às 16:47
Bela iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado
Foto: PilhaPura
A Fundação de Hematologia da Bahia (Hemoba) lançou na manhã de hoje (20), um mutirão para estimular a doação de sangue, na área do estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia. A concorrida abertura, com participação de parlamentares, estudantes, servidores públicos e outros, foi realizada pelo secretário estadual de Saúde, Washington Couto.
O deputado Zé Raimundo foi um dos que prestigiou a abertura da importante campanha, realizada na frente da ALBA até o dia 23, das 08 às 17 horas, e dá prosseguimento às ações do governo estadual para atrair mais doadores. “Esta é uma campanha pela vida, porque centenas de pacientes ficam entre a vida e a morte, dependendo da transfusão de sangue. Estamos aqui para apoiar o Governo do Estado em mais este esforço para assegurar um estoque capaz de atender às demandas diárias”, defendeu.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que para manter estoques satisfatórios sejam necessários pelo menos 3% da população doando sangue de forma regular. Segundo a Sesab, a Bahia tem hoje apenas 1% de doadores de reposição, ou seja, pessoas que doam porque algum parente ou amigo próximo precisa.
A campanha como Hemóvel vai continuar em outros pontos da capital após esse mutirão na Alba. Podem doar sangue todas as pessoas com boa saúde, com carteira de identidade com foto e que tenham entre 16 e 69 anos deidade. Menores de 18 anos precisam, de autorização dos pais ou responsáveis.