vide
Tasso Franco , da redação em Salvador |
09/05/2014 às 21:21
ACM Neto e José Antonio Rodrigues no PS César Araújo
Foto: Max Haack
Cerca de 70% dos postos da capital totalmente reformados, equipados, requalificados e com equipes completas. Após um ano e meio de governo, a Prefeitura ratifica o compromisso com a saúde pública municipal, finalizando a primeira etapa do processo de extensa recuperação da rede e ampliando o acesso dos soteropolitanos a um atendimento de qualidade, sobretudo dos que necessitam exclusivamente dos serviços do SUS.
Na manhã desta terça-feira (09), o prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves, entregaram à comunidade da Boca do Rio mais um importante dispositivo de atenção básica. A Unidade César Araújo terá a capacidade de atender mais de 48 mil pessoas por mês através de uma equipe multidisciplinar formada por cinco médicos, entre clínicos gerais, pediatras e ginecologista, quatro enfermeiros, dois dentistas, dois auxiliares de saúde bucal, oito técnicos de enfermagem, farmacêutico, nutricionista, técnico de nutrição, além de 25 agentes comunitários que realizarão diariamente visitas domiciliares à população do bairro e adjacências.
"No ano passado, iniciamos um grande esforço de organização do serviço básico de saúde em Salvador e estamos hoje com 70% dos nossos postos recuperados. E não foi só isso. Conseguimos ainda em 2013 saltar de 18% para quase 32% o índice de pessoas assistidas com os serviços básicos de saúde, registrando o segundo maior crescimento em Atenção Básica entre todas as capitais do país", comemorou o secretário Antonio Rodrigues.
Durante a solenidade, prefeito ACM Neto anunciou importantes intervenções que serão realizadas pela Prefeitura na região da Boca do Rio. "Só na área de saúde, reformamos três postos de saúde e vamos fazer ainda mais. Já temos previsto a construção de um CAPS Álcool e Drogas, da Unidade de Saúde da Família do Curralinho, com capacidade de atender 16 mil pessoas, e estamos com o projeto em execução para readequar o Pronto Atendimento Alfredo Bureau, no Marback, para uma UPA 24h, absorvendo as demandas de urgência e emergência da região", explicou o prefeito.
ACM Neto lembrou ainda da construção de novos Multicentros de Saúde que vão acabar com a peregrinação dos pacientes que penam para marcar exames e consultas especializadas na capital.