vide
Tasso Franco , da redação em Salvador |
29/03/2014 às 15:44
Mais de 300 pessoas estiveram, na manhã deste sábado (29.03), na sede da Associação Bahiana de Medicina, em Ondina, para participar do Mutirão de Saúde Triagem de Glaucoma, com medida de pressão ocular - uma iniciativa da ABM em parceria com a Sociedade de Oftalmologia da Bahia (SOFBA). Esse foi o primeiro de diversos mutirões em diferentes áreas da Medicina que a ABM realizará este ano, visando prestar atendimento gratuito à população. Já estão previstos outros nas áreas de Dermatologia, Pneumologia e Endocrinologia.
Durante toda a manhã foi realizado o chamado teste de risco, para identificar pessoas com maiores chances de adquirir a doença. Pacientes que apresentaram resultados fora das expectativas foram encaminhados para exames específicos em centros especializados para confirmação do diagnóstico do glaucoma.
A aposentada Carmen Karl, 61 anos, nunca havia feito o exame. Felizmente, os resultados foram considerados normais. “Foi ótimo. O atendimento, muito rápido; gostei muito de ter vindo”, comentou. Sua mãe, Ernestina Santos Filho, também fez os exames e recebeu as orientações, entre elas fazer a consulta com oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Já a aposentada Josefa Gomes Correia da Silva, 82 anos, descobriu, no mutirão, que estava com a pressão ocular elevada e foi encaminhada a um centro especializado. “Estava sentindo ardor e a visão, meio embaçada, por isso vim”, pontuou.
O mutirão contou com duas oftalmologistas e três médicas residentes do Hospital Santa Luzia. A médica residente Cyssa Alencar explicou que a maioria das pessoas não sabe que tem glaucoma, nem pressão ocular alta. “Se a pressão estiver normal, damos as orientações para prevenir a doença. Se não, encaminhamos para fazer consulta em um ambulatório de glaucoma”.
Compromisso social - Para o Presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, a ideia é mostrar o compromisso social que a Associação Bahiana de Medicina e os médicos têm com a saúde. “Defendemos um ‘Programa de Saúde’ para o povo brasileiro. É um movimento que está nascendo na Bahia e queremos levar para outros estados e interiorizar”. O Vice-Presidente da ABM e diretor da AMB, Dr. Robson Moura, explicou que a atividade integra uma agenda positiva. “Apesar de continuar a luta contra o retrocesso que ocorreu na área de Saúde do nosso País, estamos construindo uma agenda positiva. A ABM saiu na frente e pretende estender isso nacionalmente, por meio da AMB”.
A Secretária-Geral da ABM e oftalmologista, Dra. Claudia Galvão, diz que a iniciativa é válida por diversos fatores. “Primeiro porque conseguimos sensibilizar os médicos sobre os problemas de saúde da população e contribuímos para minimizar a carência que existe na Saúde. Como é uma doença silenciosa, se consegue detectar uma doença em um paciente que nunca fez um exame de vista, por exemplo”, pontua. Ela destaca ainda que o Mutirão foi realizado apenas com doação de tempo de recursos humanos. “Não há patrocínio. Também conseguimos mostrar que a ABM está de portas abertas aos médicos baianos e à população”, completou.
O Instituto de Olhos Freitas, os Hospitais Santa Luzia e Humberto Castro Lima, a Clínica Oftalmodiagnose e o Laboratório Allergan (que forneceu medicações) foram os parceiros da ABM e da SOFBA na iniciativa.