Saúde

Memórias de trabalho no Hospital Santa Izabel, por Bernardo Vianna

Vide e programe-se
Zeca Montal , Salvador | 31/01/2014 às 17:49
61 Anos de trabalho no Hospital Santa Izabel
Foto: DIV
Profissional com expressiva trajetória na medicina baiana, o médico Bernardo Vianna lançará na próxima terça-feira (4), às 18 horas, o livro o "Hospital Santa Izabel, Minhas Memórias - 61 anos de trabalho e luta", no Salão Nobre do Hospital Santa Izabel, na Praça Conselheiro Almeida Couto, em Nazaré. A publicação contou com o apoio da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

Graduado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1955, instituição onde se especializou em radioterapia e medicina nuclear e tornou-se docente, Bernardo Vianna contribuiu decisivamente na formação de gerações de jovens profissionais. Ocupou também cargos públicos nas áreas da saúde e educação e, no Hospital Santa Izabel, chefiou departamentos e setores, administrou residentes, coordenou ações de relevo e dirigiu o hospital.     

O livro, que será lançado junto aos familiares, amigos, colegas de profissão, funcionários do hospital e autoridades da área da saúde, conta ele, é a resposta a um convite feito pela provedoria da Santa Casa e recebido assim que se aposentou de uma longa jornada de dedicação profissional.

O objetivo é, a partir da própria vivência profissional do autor,  homenagear a todos os profissionais médicos que atuaram e ainda atuam num hospital reconhecido como de grande porte e muito bem conceituado pela população. "Eu faço um relato de minha trajetória no Santa Izabel, onde acompanhei e integrei o esforço de toda uma equipe que lutou muito pela consolidação e crescimento do hospital", diz o autor.

A publicação do livro, ainda segundo o autor, cumpre outro papel importante, o de mostrar aos colegas, sobretudo os mais jovens, a importância de se atuar com conhecimento e de forma generosa, atenciosa e humana. "A prática da medicina não pode perder seu caráter humanitário", concluiu.