Saúde

ITABERABA: Médica cubana Thaimi já atende na localidade de Caititu

vide
PEDRO RÚBIO , ITABERABA | 24/01/2014 às 11:18
Thaimi Nico atende paciente no Posto de Saúde
Foto: DECOM
A primeira médica cubana do Programa Mais Médicos do governo federal chegou e já está trabalhando em Itaberaba no Posto de Saúde do Caititu. Trata-se da médica Thaimi Nico, 41 anos, que está dando jornada de 40 horas semanais – segunda a sexta-feira – e que ficará no município vinculada a um contrato de 2 anos.

“Estou gostando da cidade, que é muito bonita e tranquila. Aqui no posto atendo diariamente 24 pacientes previamente agendados – 12 de manhã e 12 de tarde -, mas se tiver outros pacientes além dessa cota eu também atendo com muito gosto. Como médica minha obrigação é atender a todos com muita dedicação e cuidado e acho que os pacientes estão gostando do meu atendimento”, diz Thaimi Nico.

Ela informa que se formou em 1996 em Cuba, na cidade de Las Tunas na Província (correspondente a Estado no Brasil) de Oriente. Lá atuou até 2003 pelo programa Médico da Família, com especialização em Clínica Geral, e fez Mestrado em Atenção Integral às Mulheres.

De 2003 a 2008 trabalhou na Venezuela pelo Programa Bairro (favela) Adentro, no Provincia de Miranda - município de Guatire, um dos mais violentos do país em razão da disputa pelo tráfico de drogas entre quadrilhas rivais. Em seguida retornou à Cuba e de lá veio ao Brasil e a Itaberaba – aprovada pelo Programa Mais Médicos, depois de passar em Brasília pelas provas de medicina e de qualificação ao idioma português.

Itaberaba deverá receber no início de fevereiro de um segundo médico cubano.