Evento acontece na sexta-feira, 24
Zeca Montal , Salvador |
23/01/2014 às 11:17
prefeito de Salvador, ACM Neto, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes, inauguram amanhã (24), às 10 horas, no bairro de Nazaré, a primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil de Salvador. Denominada Casa da Ladeira, a nova unidade vai oferecer acolhimento voluntário e cuidados especializados para crianças e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e familiar.
O novo espaço, que funcionará na Ladeira da Fonte Nova, nº6, tem caráter residencial transitório e capacidade para acolher dez jovens na faixa etária entre 10 e 18 anos incompletos e com histórico de abuso de substâncias psicoativas. Os pacientes serão encaminhados conforme indicação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de referência e poderão ficar até seis meses para manter a estabilidade clínica, controlar a abstinência e reduzir as situações de vulnerabilidade social e familiar.
O funcionamento da unidade, que será administrada por uma equipe multiprofissional da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, será em regime 24 horas durante os sete dias da semana. Em parceria com o poder público municipal, estamos colocando a reconhecida expertise de nossa secular instituição, em especial na área de assistência aos mais necessitados, de modo a contribuir com o sucesso dessa iniciativa de amplo alcance social e que tem como um de seus diferenciais um projeto terapêutico individualizado, que agrega a atuação de uma equipe multiprofissional, experiente e articulada com a rede de atenção básica, afirma Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
O secretário da Saúde de Salvador, José Antônio Rodrigues Alves, também ressalta a importância do novo equipamento. Estamos criando em Salvador uma rede para cuidar das pessoas em situação de maior vulnerabilidade social. Essa primeira unidade foi implantada para atuar de forma integrada com outros equipamentos de saúde do centro de Salvador, como o Programa Consultórios na Rua, a Unidade de Saúde da Família da localidade da Gamboa e o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas Gregório de Matos, que funciona no Terreiro de Jesus.