Saúde

Caminhada com obesos alerta para a prática de hábitos saudáveis

Acontece no sábado
Varjão Associados , Salvador | 11/12/2013 às 09:45
O sedentarismo e a má alimentação são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade e outras doenças crônicas. Para conscientizar a população sobre a importância da prática de exercícios físicos e a manutenção de uma vida saudável, o Hospital da Bahia promove no próximo sábado (14), a 3ª Caminhada de combate a Obesidade.

O evento será realizado, a partir das 8 horas, na Praça do Loteamento Aquários, na Pituba. Antes da caminhada, também será realizada uma palestra sobre os riscos da obesidade e o papel da cirurgia bariátrica no tratamento da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, em salvador 47,3% dos adultos estão com excesso de peso, percentual que em 2006 correspondia a 39,7%.

O coordenador do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica e diretor médico e executivo do Hospital da Bahia, Marcelo Zollinger, explica que a cirurgia bariátrica é o mais importante método para o emagrecimento, mas os obesos precisam se conscientizar de que o exercício físico e a qualidade alimentar são fundamentais para que o processo cirúrgico funcione bem.

O Núcleo de Obesidade do Hospital da Bahia realiza em média 60 procedimentos cirúrgicos por mês e possui mais de quatro mil pacientes cadastrados.  A equipe ainda faz reuniões mensais de acolhimento e conscientização. Nesses encontros são abordados temas relacionados ao processo cirúrgico, como indicações e contra indicações, técnicas utilizadas, estatísticas e cuidados no pré e pós-operatório.