Saúde

STUDART & STUDART e Núcleo de Oncologia se unem no combate ao câncer

Campanha no Shopping Iguatemi
Santa Clara , da redação em Salvador | 23/11/2013 às 10:31
Até 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Laboratório Studart & Studart (LSS) e o NOB - Núcleo de Oncologia da Bahia, estarão juntos no 3o piso do Shopping Iguatemi para promover a Semana de Combate ao Câncer.

 No stand —que estará aberto no mesmo horário de funcionamento do shopping, das 9h às 22h, exceto no domingo— haverá distribuição de folhetos informativos, exposição de fotos e depoimentos de integrantes do grupo de apoio Bem Viver, formado por pacientes, além da presença da oncogeneticista Ivana Nascimento, que estará no local no dia 27, das 15h às 17h, para esclarecer dúvidas sobre Câncer Hereditário

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da adoção de hábitos saudáveis. Instituída em 1988 pelo Ministério da Saúde, a data comemorativa tem a finalidade de ampliar o conhecimento da população sobre a doença e as formas de prevenção. Segundo previsão do Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2013, cerca de 520 mil novos casos de câncer devem ser diagnósticos na população brasileira. A doença é a segunda causa de mortes no país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que cerca de 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, o que reforça a importância da prevenção.

O câncer é uma doença hereditária? Qual a influência de fatores hereditários no desenvolvimento de tumores malignos? Estas e outras questões são dúvidas de boa parte da população. A doença, que provoca cerca de 8 milhões de mortes no mundo a cada ano, ainda é um dos grandes desafios da medicina. Mesmo com todos os avanços nas técnicas de diagnóstico e nos tratamentos, o melhor “remédio” contra o câncer continua sendo a prevenção. 

A Medicina Personalizada é o caminho mais indicado para um diagnóstico preciso. E quanto mais preciso o diagnóstico, mais acertado será o tratamento. Os exames de imuno-histoquímica e biologia molecular disponibilizados pelo LSS têm se revelado cada vez mais essenciais no combate, diagnóstico e tratamento do câncer. Ao reconhecer que cada paciente responde de uma maneira muito própria ao mesmo tipo de tratamento, a Medicina avançou muitos passos na indicação da melhor terapia e nos percentuais de sucesso e cura.

O uso de novas tecnologias moleculares para avaliar os biomarcadores das doenças e o perfil genético abrem novos caminhos para permitir a cada doente o esquema de tratamento que lhe pode trazer os melhores resultados. Este enfoque no perfil genético das doenças é um fator chave para uma nova abordagem em ciência e cuidados médicos.

Entre os exames da Medicina Personaliza em oncologia, o LSS disponibiliza:
- Teste de mutação K-RAS: Identifica mutações específicas do tumor que permitirá ao oncologista definir o melhor tipo de tratamento para pacientes com câncer colo-retal
- Teste de mutação EGFR: Identifica mutações específicas do tumor que permitirá ao oncologista definir o melhor tipo de tratamento para pacientes com câncer de pulmão

Poder precisar a verdadeira origem de um câncer, decodificar sua informação genética, identificar informações relativas à auto-imunidade são avanços até pouco tempo intangíveis, que têm trazido mais esperança e motivos para otimismo nesta dura batalha cotidiana.