Saúde

Bahia terá novos cursos de medicina, afirma senador Walter Pinheiro

Veja as localidades que terão novos cursos, segundo Walter Pinheiro
Ascom WP , da redação em Salvador | 13/11/2013 às 19:50
Senador Walter Pinheiro durante encontro com ministro Mercadante, da Educação
Foto: Ag Senado
A Bahia contará com ampliação de três cursos de medicina, que serão ofertados por universidades no interior, ampliando assim a oferta de vagas de graduação na área. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13) pelo senador Walter Pinheiro (PT/BA), após reunião com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

“Os novos cursos serão no Campus da Unilab [Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira], em São Francisco do Conde, o que vai possibilitar atender também as demandas de toda a região metropolitana de Salvador; outro no Campus Anísio Teixeira, uma unidade da Ufba [Universidade Federal da Bahia], em Vitória da Conquista; e em Paulo Afonso, numa extensão da Universidade do Vale do São Francisco [Univasf],” anunciou Pinheiro.

Na reunião, Pinheiro e Mercadante acordaram sobre a expansão da Univasf para Sergipe e Alagoas. “Era uma necessidade que eu já havia debatido com as bancadas dos dois Estados no Senado e hoje tivemos o sinal verde do Ministro Mercadante, para que sejam preparados os projetos de ampliação da Universidade do Vale do São Francisco”, destacou.

Além da ampliação da oferta de ensino, também foi discutido o orçamento da Educação na peça orçamentária da União. “Foi feita a recomposição no relatório da receita e conseguimos ampliar os recursos para a Educação. Com a recomposição, o Orçamento Geral da União vai destinar 2,9 bilhões de reais para a Educação”, afirmou o senador.

Pregão para mais lanchas Escola

O ministro também anunciou que um novo pregão licitatório vai garantir a aquisição de novas unidades de lancha escola na Bahia, que servem para o transporte escolar, atualmente, operadas pela Marinha. “Uma boa notícia não só para os estudantes que necessitam desse serviço de transporte, mas também para a indústria baiana, já que as lanchas são produzidas no Estado, com tecnologia baiana e com um inovador sistema de robótica, também baiano”, comemorou Pinheiro.