Saúde

Alunos especiais do ION são batizados e graduados no Forte da Capoeira

A 10ª edição do projeto “Capoeira Sou Eu” reúne, com muita música de roda, 60 crianças e adolescentes com problemas mentais e intelectuais, exemplos de superação.

Verôt , da redação em Salvador | 12/11/2013 às 07:29
Nesta quarta-feira, 13 de novembro, das 14h às 16h, o Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo, Barbalho, será palco do 10º batizado e troca de cordas de capoeira de 60 alunos do ION – Instituto de Organização Neurológica da Bahia.

 Em meio à cerimônia festiva, muita música de roda de capoeira e apresentações de Maculelê com alunos e professores. Os futuros capoeiristas são crianças e adolescentes que possuem autismo ou algum tipo de deficiência mental, intelectual e múltipla, integrantes do projeto “Capoeira Sou Eu”, implantado há uma década pelo ION com a finalidade de ser mais uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento intelecto-social para a melhoria na qualidade de vida dos alunos.

ION
 
O Instituto de Organização Neurológica da Bahia - ION, é uma entidade beneficente de assistência social, que presta atendimento integral a crianças e adolescentes com deficiência mental, intelectual, e múltiplas, e também com autismo, nas áreas de educação, saúde e assistência.

O ION implantou o projeto da capoeira com a finalidade de ser mais uma ferramenta de desenvolvimento intelecto-social, esperando transformações positivas, em termos de melhoria na qualidade de vida, a partir do momento em que dá condições de acesso para que essas crianças e adolescentes sejam atendidos em uma ação terapêutica / sócio-educativa, onde o lazer e a cultura sejam os elementos de inclusão social.