Saúde

ITABUNA garante continuidade procedimentos após mutirão do diabético

Vide
Decom , Itabuna | 10/11/2013 às 10:44
Uma excelente campanha em Itabuna
Foto: Gabriel de Oliveira
o participar da cerimônia de abertura do Mutirão do Diabético de Itabuna, o prefeito Claudevane Leite garantiu que alguns procedimentos básicos necessários aos pacientes, em momento posterior ao mutirão, serão assegurados pela Secretaria da Saúde. O evento cujo lema é “Unidos pelo Diabetes” tem a proposta de prevenir e controlar a doença em Itabuna, é o maior Mutirão do Diabético do Brasil e atraiu milhares de pessoas na manhã deste sábado para os estandes na Praça Rio Cachoeira.
            As filas começaram a se formar antes mesmo das 6 horas da manhã. Às 8 horas, os pacientes já faziam aula de dança e eram atendidos pelas equipes de saúde. A Prefeitura de Itabuna é parceira do evento e o prefeito Vane assegurou apoio absoluto à causa que promove a saúde na cidade. Ele atribuiu o sucesso do evento ao amor com o qual é coordenado. “Esse mutirão é feito com amor e o amor faz a diferença. O amor de todos que participam tornou esse mutirão o maior do Brasil, além do empreendedorismo do povo de Itabuna, que sabe enfrentar todas as crises” considerou o prefeito. 
            Da mesma maneira avaliou o coordenador-geral do evento, o médico Rafael Andrade que agradeceu aos mais de 800 voluntários que contribuíram para o sucesso do mutirão. “Aproveitem os detalhes dos atendimentos, pois essa é uma doença muito séria” alertou. O diretor-geral do Hospital de Olhos Beira Rio, Carlos Hernani Andrade, elogiou as ações do governo municipal que resultaram na queda no número de casos de dengue. “Graças às ações da comunidade e do governo, Itabuna não é mais a capital da dengue, mas sim do nosso Mutirão do Diabetes, que vai ser exportado para outras cidades do Brasil”, anunciou.
 
O Mutirão
 
O Mutirão do Diabético de Itabuna é promovido há nove anos pelo Hospital de Olhos Beira Rio e a Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita). Segundo a coordenação esse ano foram atendidas aproximadamente 13 mil pessoas nos estandes montados na Praça Rio Cachoeira e três mil nos consultórios do Hospital de Olhos oferecendo exames médicos, atendimento jurídico e prevenção da doença.
            O evento foi reconhecido como maior do Brasil, pelo Conselho Nacional de Oftalmologia, cujo presidente Milton Ruiz Alves esteve presente esse ano. “É um resgate da saúde dos pacientes diabéticos. É um programa que nasce em Itabuna, mas é de todos nós” avaliou Milton.
            O representante da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Alfredo Boa Sorte, agradeceu aos organizadores pela iniciativa que contribui com a saúde pública. “É um exemplo de como se deve fazer medicina dentro e fora dos consultórios. Com a ação constante das Secretarias da Saúde do município e do estado, DIRES e da comunidade podemos combater todos os males” afirmou.