Saúde

DIRETOR do Santa Izabel destaca gestão de qualidade como meta

IV Meeting de Saúde reúne profissionais do segmento hospitalar no Hotel Stela Mares, em Salvador, numa promoção do Hospital Santa Izabel
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/11/2013 às 19:04
Ricardo Madureira anuncia revista cientifica no HSI, em 2014
Foto: BJÁ
   O diretor Técnico do Hospital Santa Izabel, Ricardo Madureira, afirmou nesta sexta feira durante o IV Meeting de Saúde do HSI que abordou o tema "Governança Clínica: Qualidade Percebida no Desempenho Assistencial", que o hospital do qual é dirigente trabalha para se fixar como uma casa de saúde de qualidade e conseguir a acreditação em nível 1, em 2014. 

   Para Madureira, o HSI adotou seu planejamento estratégico a partir de 2012, tem a missão de atuar na qualificação de todos os seus segmentos, atua hoje com um corpo médico de 900 profissionais só nesse segmento, 3.685 servidores, e está focado numa gestão de qualidade. O diretor destaca que "o envolvimento do corpo clínico tem sido um fator importante para que essa missão tenha êxito".

   Madureira fez uma palestra com o tema "O Caminhar da Governança do HSI" e destacou alguns marcos importantes na vida da instituição, a mais antiga da Bahia e do país, hoje, com 550 leitos, portanto, um mega-hospital, e situou que, um dos primeiros trabalhos sistematizados da vida do hospital foi realizado pelo médio diretor da Casa, Durval Pessoa Olivieri, "único relatório de ex-diretor (1961) que tive acesso", comentou.

   No entendimento de Madureira, Olivieri foi um "médico à frente do seu tempo", o qual adotou a transparência como marco de sua gestão e também a fiaxação de diretrizes para o HSI, com procedimentos que, até então, não eram levados em consideração nos hospitais. Olivieri implantou procedimentos para diminuir a média de permanência de pacientes no hospital, naquela época (1961), de 41 dias (hoje a média é de 5 dias).

  Madureira citou outros marcos importantes na vida do HSI, como a prática da cardiologia e cirurgia cardiáca a partir de 1974, "que trouxe inovação e incorporação tecnológica", implantação da residência (ensino), em 1982; a gestão profissional de Jorge Figueira (1995), a busca da qualidade com a implantação do escritório de qualidade e adocação do 5S (1997), a ré-certificação do Hospital de Ensino (2011) e o controle da qulidade.

   Por fim, o diretor disse que o HSI vai lançar, em 2014, uma revista científica.