O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 05 a 19 anos
Zeca Montal , Salvador |
31/10/2013 às 17:17
O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, estará iluminado durante todo o mês de novembro com a cor amarelo dourado em apoio ao Novembro Dourado
Em 23 de novembro comemora-se em todo o país o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, instituído pela Lei nº 11.650 de 04 de abril de 2008, publicado no D.O.U de 07/04/2008.
A Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) está mobilizando a sociedade, através das instituições associadas, a promover o “Novembro Dourado”, com o objetivo principal de sensibilizar toda a população para a causa do combate ao câncer infantojuvenil, simbolizada pela cor amarelo dourado.
O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 05 a 19 anos. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o número estimado de casos novos de câncer infantojuvenil é de 4.700 a 19.000 por ano, mas apenas 3.040 casos são registrados, e dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado. Um dos objetivos do movimento é estimular ações educativas e preventivas, tornando conhecido ao maior número de pessoas os sintomas e os sinais da doença.
Para isto, as instituições envolvidas desenvolvem um programa de diagnóstico precoce em todo o território nacional com o apoio do Ministério da Saúde e do Instituto Ronald McDonald, capacitando profissionais de saúde, desde agentes comunitários até médicos, enfermeiros e odontólogos para diagnosticar a doença com maior rapidez, possibilitando maior chance de cura.
Diversos municípios brasileiros já foram beneficiados, sem custos, com essa capacitação, realizada por várias instituições em articulação com as secretarias municipais e estaduais de Saúde.
Em diversas cidades do país prédios e monumentos estarão iluminados pela cor amarelo dourado, em apoio ao Novembro Dourado, despertando a população para que essa doença seja diagnosticada precocemente, reduzindo, assim, o tempo entre o seu aparecimento e o seu adequado tratamento. Em Brasília o Palácio do Planalto, o Palácio Buriti e o Hospital da Criança.
Em Salvador, por sua vez, o Elevador Lacerda, o Palácio Thomé de Souza (sede da Prefeitura), a Câmara de Vereadores e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA).
Referência - O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, estará iluminado durante todo o mês de novembro com a cor amarelo dourado em apoio ao Novembro Dourado, campanha lançada pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), com o com o objetivo principal de sensibilizar toda a população para a causa do combate ao câncer infanto-juvenil.
Além disso, assim como ocorreu com Outubro Rosa, o Hospital Santa Izabel vai distribuir material informativo e botons na cor amarelo dourado – cor que simboliza o combate ao câncer infanto-juvenil – de modo a despertar a população para que essa doença seja diagnosticada precocemente, reduzindo, assim, o tempo entre o seu aparecimento e o seu adequado tratamento