Saúde

HOSPITAL SANTA IZABEL promove Expo Amigas do Peito, no Outubro Rosa

Neste domingo só deu as meninas de rosa choque na ginástica do Farol
Milena Quinze , Salvador | 20/10/2013 às 13:04
Neste domingo só deu as meninas de rosa choque na ginástica do Farol
Foto: BJÁ
Realização do Hospital Santa Izabel em apoio ao movimento Outubro Rosa, a exposição Amigas do Peito ficará em cartaz no Salvador Shopping, de 22 a 25 de outubro, das 9h às 22h. A mostra tem como objetivo promover a autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer de mama, o mais comum entre a população feminina de todo o mundo. Hoje, no Farol da Barra, só deu Outubro Rosa na ginástica do final de semana.
 
A exposição conta com programação de palestras e workshops (veja box abaixo), com dicas de estética, nutrição e bem-estar, para mostrar que lidar com as perdas impostas pelo tratamento oncológico com autoconfiança e beleza é possível. Painéis trazem informações sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamentos e direitos da paciente com câncer.
 
Especialistas apontam a importância da autoestima no processo de cura. “Quando a paciente mantém a autoestima elevada, com equilíbrio e segurança, ela se posiciona de outra forma diante do tratamento, o que contribui muito para o sucesso das terapias aplicadas”, afirma Aline Monteiro, psicóloga do Serviço de Psicologia do Hospital Santa Izabel. A especialista também destaca a alta relevância da rede de apoio da mulher durante o processo.
 
De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama atingirá 53 mil mulheres no Brasil em 2013. Estão mais propensas a desenvolver a doença as mulheres com menarca precoce (antes dos 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), sem filhos ou que tiveram o primeiro após os 35 anos, que fazem uso prolongado de anticoncepcionais e reposição hormonal.
 
A prevenção é a grande arma contra as estatísticas. Toda mulher deve fazer mamografia anual e o exame clínico com profissional de saúde qualificado a partir dos 40 anos. “O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária, a incidência cresce rápida e progressivamente. Contudo, quando diagnosticado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%”, afirma Livia Andrade, chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Santa Izabel.
 
 
PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÃO AMIGAS DO PEITO
DATA
HORÁRIO
EVENTO
22.10
14h e 19h
Oficina de torços e amarrações
23.10
13h às 14h e 19 às 20h
Oficina de maquiagem
24.10
11h e 19h
A dieta da beleza
 
 
Assistência integral - Unidade de referência para o tratamento do câncer na Bahia, o Hospital Santa Izabel oferece assistência completa ao paciente oncológico. Com a inauguração do IBC – Instituto Baiano do Câncer, em abril deste ano, escreveu mais um capítulo da sua história de luta contra o câncer. O moderno prédio de cinco andares agrega espaço confortável e funcional, com equipe multidisciplinar especializada e equipamentos e procedimentos de última geração. Para comemorar o Outubro Rosa, o Hospital Santa Izabel contará com programação visual especial no mês de outubro. Durante o mesmo período, a cor rosa ilumina o prédio principal da unidade hospitalar e o IBC.