Saúde

Mastologista destaca práticas para evitar desenvolvimento câncer mama

A palestra do médico José Slaib marcou o início do Projeto ‘Educar Para Ter Saúde’, promovido pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ilhéus
Secom , Ilhéus | 14/10/2013 às 13:55
Doutor José Slaib durante a palestra
Foto: Valério Magalhães
O médico mastologista José Slaib ministrou palestra sobre o tema ‘Prevenção do Câncer de Mama e do Colo Uterino’ para mulheres residentes no Bairro Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus, durante a qual esclareceu dúvidas e orientou quanto a adoção de práticas saudáveis para evitar a doença. O evento - que aconteceu no Centro Educativo Fé e Alegria - iniciou o ciclo de palestras do Projeto ‘Educar Para Ter Saúde’, criado pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus.

O ciclo de palestras sobre câncer de mama terá continuidade no próximo dia 25, no Centro Social Criarte, às 14 horas, no bairro Salobrinho, também com a participação do médico especialista José Slaib, que há 25 anos trata da doença em Ilhéus. Por outro lado, a Secretaria de Saúde prepara uma ação especial de alerta às mulheres sobre o câncer de mama no dia 29 de outubro, quando acontecerá o Dia D do Outubro Rosa.

O médico alertou que, entre cuidados em torno da doença, a mulher deve realizar exame clínico anual a partir dos 20 anos, quando também deve fazerautoexame mensal após a menstruação, e a mamografia anual a partir dos 40 anos. “Não existe prevenção de câncer, e sim o diagnóstico precoce que permite tratamento mais simples e o combate à doença”, afirmou.

Na oportunidade, José Slaibexplicouque as causas de transformação de uma célula normal da mama estão ligadas ao uso de hormônios, hábitos de vida inadequados, higiene oral precária, stress, sedentarismo e obesidade. E chamou a atenção para o alto índice de mortalidade do câncer de mama no Brasil, que chega a 15.600 óbitos por ano, enquanto o câncer de pulmão causa 9.600 mortes ao ano.

Projeto educar para ter saúde – O Projeto ‘Educar para ter Saúde’ foi lançado com o tema sobre câncer de mama em virtude do transcurso do Outubro Rosa, cujo mês intensifica, em todo o país, o debate sobre os cuidados que se deve ter com a doença. O mastologista explicou que o câncer surge quando uma célula normal do organismo é transformada em função de uma deficiência imunológica. Ele disse também que a maioria dos casos de câncer não tem histórico familiar, ou seja, apenas 5 a 10 % têm a ver com a hereditariedade.