Saúde

Prevenção ao câncer de mama é debatida na Assembleia, quinta-feira

Vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/10/2013 às 15:53
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012, a Bahia teve mais de dois mil novos casos de câncer de mama, sendo que 52% deles ocorreram em Salvador. O número de registro atribui ainda mais importância ao Outubro Rosa, iniciativa que ocorre em todo o país e busca alertar sobre a  prevenção e detecção precoce do câncer de mama, doença mais associada à mortalidade de mulheres no mundo. 

Por isso, a Assembleia Legislativa realiza amanhã (10/10), às 14h30, uma sessão especial para marcar este mês dedicado à conscientização das mulheres na realização dos exames.

Durante a sessão “Outubro Rosa, na luta contra o câncer”, que acontecerá no Plenário da Assembleia, mulheres que venceram o câncer e que militam nas questões de saúde da mulher serão homenageadas. Representantes do Hospital Aristides Maltez, do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femana), e outras entidades, também receberão homenagens.  
O evento é uma iniciativa conjunta da deputada estadual Maria del Carmen e do deputado estadual Rosemberg Pinto e vai abordar temas como a rede pública de saúde e as políticas de prevenção na Bahia. O debate contará com a presença de representantes das secretarias estaduais da Saúde, Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza; além da Secretaria Municipal de Saúde, e os deputados estaduais Marcelo Nilo (presidente da Assembleia), Neuza Cadore e Fátima Nunes.