OUTUBRO ROSA ESTIMULA DIAGNÓSTICO PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Secom , Salvador |
04/10/2013 às 17:04
Campanha está por toda parte no Estado da Bahia
Foto: Alberto Coutinho
O movimento Outubro Rosa, campanha para conscientizar e estimular o diagnóstico e prevenção da doença foi aberto nesta quinta-feira (3), na Praça Tomé de Souza, Centro de Salvador.
A campanha é uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde (Sesab), de Política para as Mulheres, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, da Polícia Militar, Pacto pela Vida e Voluntárias Sociais da Bahia com o Ministério Público Estadual, Grupo Delfin Imagem e Philips e o Centro Estadual de Oncologia (Cican), através da Gerência do Trabalho e Educação em Saúde
De acordo com a coordenadora de Política Nacional de controle da doença da Sesab, Solange Santos, quanto mais cedo diagnosticado o câncer de mama, maior a chance de cura. “Para evitar a doença o melhor mesmo é a prevenção, fazer mamografia regularmente, o autoexame, e em caso de algum problema, ou nódulo na mama, procurar imediatamente um médico. Detectado no início, o câncer de mama tem 95% de chance de cura”, explica.
A ação de rastreamento do câncer de mama no estado teve início em 2011 com mutirões em cidades baianas e realização de exames. Cerca de 200 municípios foram atendidos e neste mês duas unidades móveis vão percorrer a cidade para fazer mamografias em mulheres de 40 a 69 anos, como explica o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla. “O rastreamento é um trabalho de pouco mais de dois anos e já conseguiu atender 120 mil mulheres na Bahia. Todas que apresentaram alguma alteração na mamografia, que é um exame de triagem, foram submetidas a exames confirmatórios e aquelas que apresentaram a doença foram encaminhadas imediatamente para o tratamento. Agora em Salvador vamos passar por diversos bairros com as unidades moveis para reforçar este trabalho”, conclui.
SERVIÇOS NAS BASES
Diversos serviços gratuitos são oferecidos, por meio da campanha Outubro Rosa, nas bases comunitárias de segurança instaladas em Salvador deste sábado (5) até o dia 24 deste mês. A iniciativa faz parte da agenda de atividades promovidas pelo Governo do Estado, através da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida.
Os serviços podem ser encontrados nas bases comunitárias de Itinga, Fazenda Coutos, Calabar, e Nordeste de Amaralina, sempre das 8h às 12h. Quem for a um desses locais terá acesso, gratuitamente, ao teste de glicemia, aferição de pressão, cadastramento no programa bolsa família, consulta ginecológica e vacinação. São oferecidas também orientações para inscrição em cursos, confecção de cartão do SUS, entre outros serviços. Clique aqui e veja a programação completa.
O movimento internacional Outubro Rosa pretende conscientizar e estimular o diagnóstico e prevenção do câncer de mama.