Encontro no Sheraton da Bahia reunirá principais especialistas do mundo no assunto nos dias 10 e 11 de outubro
Gabriel Carvalho , Salvador |
29/09/2013 às 16:44
Pesquisadores do Brasil, Reino Unido, Itália e Espanha participam em Salvador, nos dias 10 e 11 de outubro, no Hotel Sheraton da Bahia da 5ª edição do Seminário de Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, cujo tema será a avaliação do impacto de intervenções na saúde das populações. O encontro, promovido pelo Instituto Nacional de Inovação e Tecnologia em Saúde, em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-Ufba) já tem 20 palestrantes confirmados, dentre eles, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello e os pesquisadores, Federica Russo, The University of Kent, do Reino Unido; Paul Wilkinson, também da Grã Bretanha; Bárbara Osimani, da Unicam, da Itália e Maurício Barreto e Sebastião Loureiro, do ISC/UFBA.
“Pela primeira vez vamos debater no Brasil um tema que interessa a um conjunto de atores, pesquisadores, gestores, empreendedores, sociedades científicas e organizações sociais, importantes na formulação de Políticas Públicas para o Setor de Saúde”, antecipa o professor do ISC, Sebastião Loureiro, que é um dos coordenadores do seminário.
Para ele, os estudos de avaliação do impacto de intervenções na saúde da população tornam-se cada vez mais importantes pelas suas implicações éticas e metodológicas da introdução de inovações tecnológicas sejam elas direcionadas ao diagnóstico, prevenção, terapêutica ou inovações no processo de gestão.
Em sua quinta edição, o GTIS tem como objetivo primordial discutir sobre o processo de avaliação do impacto de intervenções na saúde das populações (experiências, limites e desafios), através do encontro de pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes de pós-graduação, membros da sociedade civil organizada, gestores e outros profissionais da saúde. Bem como rever os diferentes aspectos conceituais e metodológicos envolvidos nos estudos desse impacto, derivados de diferentes disciplinas, tais como, a epidemiologia e a economia, além das ciências sociais, políticas e a estatística.
O evento discutirá ainda experiências concretas de avaliação de impacto de Programas de Intervenção discutindo seus problemas metodológicos e operacionais e aspectos relacionados à regulação de intervenções tecnológicas.
Na primeira edição do Seminário, em 2007, foram abordados os aspectos gerais que envolvem a gestão de tecnologias em saúde; a segunda se concentrou no papel da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) nesse processo; a terceira discutiu o monitoramento de tecnologias no processo de ATS. Já na quarta edição foi abordada a relação entre universidades, empresas e governo no processo de inovação na área de saúde. Em todas as oportunidades participaram como palestrantes, pesquisadores e gestores reconhecidos em suas áreas de atuação; representantes de órgãos de fomento, como CNPq e Fapesb; bem como representantes de órgãos de governo em seus três níveis, federal, estadual e municipal.
10 de outubro
O evento será iniciado no dia 10 de outubro, às 08h para credenciamento e às 9h haverá a solenidade oficial de abertura. Em seguida, o professor do ISC, Sebastião Loureiro coordenará uma mesa redonda que discutirá o impacto das intervenções na saúde. À tarde, a pesquisadora Laura Rodrigues coordenará uma discussão sobre as evidências para ações em Saúde Pública.
O primeiro dia de trabalhos será finalizado com a conferência Avaliação e o uso de grande base de dados, feita por Liam Smeeth, com coordenação de Gerson Penna.
11 de outubro
No dia seguinte, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, faz uma avaliação da influência dos programas sociais nos indicadores de saúde brasileiros. A coordenação será do pesquisador baiano, Maurício Barreto.
Haverá também duas mesas redondas para discutir temas como avaliação, regulação e experiências de impacto de intervenções populares.
E encerrando o Seminário, haverá a conferência de Paul Wilkinson, da London Scholl of Hygiene & Tropical Medicine.
Informações
Quem quiser saber mais sobre o seminário deve acessar o site: www.seminario.pecs.ufba.br