Programação especial será realizada de 23 a 27 de setembro
lUME , da redação em Salvador |
20/09/2013 às 16:42
Para incentivar a doação de órgãos, o Hospital São Rafael prepara uma programação especial na semana em que se comemora o Dia Mundial da Doação de Órgãos, em 27 de setembro (sexta-feira). Haverá ações de conscientização entre visitantes e pacientes, além de sessão de filme sobre o tema. O destaque da semana será a realização de um painel com a participação de médicos, juristas, um paciente transplantado e outro que está à espera de um órgão. Nesse momento, cada um dos participantes abordará o tema a partir da própria atuação e vivência.
O Brasil conta com uma das legislações mais avançadas do mundo e com um programa de transplante público que é referência para outros países. Mas é preciso que a população entenda como funciona a doação de órgãos e desperte esta necessidade. “Será um momento importante para conversarmos sobre essa temática a partir de diversos olhares. Com certeza, será evento de grande reflexão para todos”, destaca o médico oftalmologista, César Sampaio, que abordará o assunto na perspectiva da comunidade científica.
O São Rafael é um dos poucos hospitais na Bahia com estrutura para realizar tanto o transplante de fígado, quanto o de rim e o de córnea. Em 2012, foram realiados 84 transplantes no estado. Mas o nefrologista e coordenador do núcleo de transplantes do HSR, Jorge Bastos, acredita que o número poderia ser ainda maior se as pessoas tivessem mais conhecimento sobre o que é a morte cerebral, momento em que os órgãos podem ser retirados para doação. “O paciente que tem morte encefálica sobrevive por até quatro dias. É nesse período que pode ocorrer a doação, porque o cérebro para, mas outros órgãos continuam em funcionamento por um tempo”, explica Bastos, um dos mais renomados médicos na área de transplantes de fígado no Brasil.
A parada cardíaca impossibilita a doação dos rins, fígado, pulmão, coração, pâncreas e intestino. De acordo com informações do Sistema Nacional de Transplantes, o Brasil realizou 7.300 transplantes de órgãos sólidos em 2012. Os procedimentos mais expressivos foram de rins, que representaram 72,1% do total, seguido do fígado, com 21,6%. Este ano, até junho, foram realizados 634 transplantes em todo território nacional, sendo apenas 11 na Bahia. Os vizinhos Ceará e Pernambuco fizeram 23 e 38 transplantes respectivamente.
A presidente do Monte Tabor, Laura Ziller, destaca a importância do Hospital São Rafael na conscientização da doação de órgãos. “É sempre difícil a decisão do familiar no momento da dor pela perda de um ente querido, mas a possibilidade de dar esperança de vida a uma outra pessoa , é doação sublime. Eu levo na carteira a minha autorização de doador. Só conseguiremos diminuir a fila de espera de órgãos se fizermos a nossa parte para conscientizar e esclarecer melhor a população”, declara Ziller.
Programação:
A abertura da Semana será dia segunda-feira (23) durante o I Encontro de Hospitalidade, no auditório Luigi Faroldi. Na ocasião será abordada a importância da doação de órgãos, em especial a doação de córnea, já que dentre os espectadores, haverá pacientes com deficiência visual.
Na terça-feira (24) a ação envolverá colaboradores, pacientes internados e visitantes. Eles receberão uma borboleta, símbolo da doação de órgãos do hospital, para usar na roupa, em apoio à essa prática.
Na quarta-feira (25), haverá uma sessão de cinema no auditório da instituição, com direito a pipoca, às 13h. O filme será “Amor por Acidente”, que, apesar de ser uma comédia, retrata o drama de uma garota de seis anos que está perdendo a visão e necessita de um transplante.
O ápice da programação será na quinta-feira (26), com um painel sobre doação de órgãos. Na mesa, estarão o jurista Fábio Fraga, o médico oftalmologista César Sampaio, o Capelão do HSR Padre Bento e dois pacientes, um transplantado e outro aguardando na fila de espera.
Na sexta-feira (27), Dia Mundial da Doação de Órgãos, além de uma exposição com informações sobre doação, serão distribuídos também materiais educativos sobre o assunto.