vide
Gabriel Carvalho , Salvador |
18/09/2013 às 11:49
Isabela Cardoso de Matos Pinto é a nova presidente
Foto: GC
A assistente social Isabela Cardoso de Matos Pinto, doutora em Administração Pública e mestre em Saúde Coletiva é a nova diretora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA). Ela assume a diretoria do ISC para um mandato de quatro anos e substitui o médico Eduardo Mota. A nova vice-diretora do Instituto é Ana Luisa Vilas Boas, professora de política planejamento e gestão.
De acordo com Isabela Cardoso, são muitos os desafios à frente do ISC. A conjuntura política em Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia exige o nosso posicionamento enquanto Universidade, contribuindo com análises críticas e formulação de propostas para o enfrentamento das crises existentes. Assim como, na identificação das necessidades de pesquisa, na ampliação da cooperação técnica com instituições afinadas com os princípios da Reforma Sanitária e na formação de sujeitos comprometidos com a saúde coletiva
Fundado em 1995, o ISC completa 18 anos em 2013 e chega à marca de possuir mais de 1,3 mil estudantes por semestre, seja do curso de Saúde Coletiva ou de alunos de outras graduações da área de saúde na Ufba. A pós-graduação do Instituto possui 187 alunos, sendo 90 de doutorado, 44 de mestrado e 43 mestrado profissional.
Por dois anos consecutivos, pesquisadores do Instituto como Maurício Barreto e Jairnilson Paim tiveram artigos publicados na revista britânica The Lancet, uma das principais publicações relacionadas a saúde no mundo.