Acontece na quinta-feira, 19
ASCOM , Salvador |
15/09/2013 às 09:32
Acontece na quinta-feira, 19, na ALBA
Foto: DIV
Há quinze anos nasceu em Salvador um grupo que contagia crianças e adultos com sua alegria: os Terapeutas do Riso. Através da música e técnicas circenses, os doutores-palhaços buscam promover a humanização dos ambientes médico-hospitalares. Para comemorar esse aniversário e homenagear aqueles que dedicam o seu trabalho a provocar risos que aliviam a dor, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), por solicitação da deputada Maria del Carmen, a realiza uma sessão especial na próxima quinta-feira, 19 de setembro, às 14h30, no Plenário da Alba.
O grupo surgiu em 1998, quando os artistas Edmar Dias e Dalvinha Gomes encenavam a peça “Gargalhadas”, na Casa da Criança com Câncer. Neste dia, uma paciente terminal voltou a sorrir. Nos dias seguintes, a criança apresentou sinais de melhora e os atores não tiveram dúvidas do papel terapêutico do riso. Eles pesquisaram o tema e desenvolveram um repertório particular de brincadeiras e palhaçadas, tendo iniciado a atuação no Hospital João Batista Caribé.
Atualmente eles realizam suas “consultas” e “exames” nas unidades hospitalares das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid, no Hospital da Criança de Feira de Santana e no Hospital Naval e são um dos poucos grupos em todo o mundo a trabalhar a terapia do riso com o público adulto. “Trabalhar com o riso e com a alegria é o nosso combustível. Estamos muitos felizes com a homenagem, pois é o reconhecimento de 15 anos de trabalho dedicados à sociedade. Este reconhecimento nos motiva a continuar”, declarou Dalvinha Gomes, coordenadora do grupo.
A deputada Maria del Carmen ressalta que os Terapeutas do Riso transformaram-se em referência de boas práticas de humanização na assistência à saúde. “Eles realizam um importante trabalho social. Não podíamos deixar de comemorar esta trajetória, marcada pela dedicação ao bem estar de pessoas hospitalizadas”, acrescentou.
Durante a sessão, os doutores-palhaços mostrarão ao público alguns dos seus procedimentos especiais. O evento contará ainda com representantes da Secretaria de Saúde do Estado, das Obras Sociais Irmã Dulce e dos hospitais Naval de Salvador, Estadual da Criança (Feira de Santana) e Espanhol, entre outras entidades.