Uma boa iniciativa
Decom , da redação em Salvador |
30/08/2013 às 14:02
Mulheres são orientadas em Itabuna
Foto: Geraldo Borges
Cerca de 40 mulheres em idade fértil e gestantes atendidas pela Unidade Básica de Saúde Antonio Menezes, no bairro Vila Anália, foram orientadas hoje sobre a necessidade de realização do exame pré-natal e sobre a amamentação. Os temas foram abordados em palestras pela enfermeira–chefe da unidade Manuella Rocha e pelos técnicos do programa Acolher a professora Maria Cristina Menezes, o pedagogo Geraldo Borges e a coordenadora Cássia Melo, que foram convidados a falar sobre o programa da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Itabuna.
Segundo Cássia Melo, gestantes carentes de diversos bairros da cidade têm sido orientadas a procurar o Acolher para que recebam assistência gratuita durante a gravidez. “As mulheres que procuram as unidades básicas de saúde necessitam de mais informações que as oriente no momento mais importante de suas vidas. E é justamente com esse objetivo que o Acolher tem atuado”, explicou, acrescentando que no Vila Anália há um grande número de mulheres que são atendidas na unidade de saúde local.
O programa municipal de atenção à gestante carente é mantido pela Secretaria da Assistência Social de Itabuna e conta com equipe de atendimento. integrada por um psicólogo, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, massoterapeuta, pedagogo, recepcionista e estagiários. O programa também oferece aulas de hidroginástica, uma atividade recomendada pelos médicos, como uma das melhores terapias para a fase de gestação.
O acompanhamento das gestantes começa com o pré-natal e vai até um ano após o nascimento do bebê. As mães têm acesso facilitado a atendimento médico, consultas de rotina e exames, visando o combate à mortalidade materno-infantil e a promoção da saúde e qualidade de vida da mãe e da criança. No oitavo mês de gravidez as participantes recebem um kit enxoval, doado pela administração municipal.