Saúde

Morre em Conquista 10ª vítima da gripe A na Bahia e SESAB alerta

Situação bastante preocupante
Blog do Anderson , VCA | 24/08/2013 às 08:12
Tamiflu é o medicamento usado contra a gripe A
Foto: DIV
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (23) a primeira morte causada pelo vírus H1N1 em Vitória da Conquista. A vitima foi uma pessoa idosa com mais de 80 anos que recebeu todo atendimento e acompanhamento necessários, mas veio a óbito em decorrência de insuficiência cardíaca. 

A Secretaria informa ainda que a Vigilância Epidemiológica do município segue rigorosamente o Protocolo do Ministério da Saúde e disponibiliza medicação mediante a apresentação de receita e relatório médico. A Síndrome Respiratória Aguda Grave é uma doença de notificação compulsória, portanto os serviços públicos e privados de saúde devem comunicar à Vigilância Epidemiológica do Município, em todos os casos suspeitos ou confirmados.

A mulher morreu em decorrência de insuficiência cardíaca e seu nome não foi divulgado. Este ano, a Bahia já registrou 47 casos de H1N1, com 10 mortes. No início desta semana, a Vigilância Epidemiológica indicou que há um surto da doença no estado.

A gripe A tem sintomas parecidos com a gripe comum, mas é seguida de muita tosse, febre alta, dores na garganta e cansaço. Na quinta-feira, 21, a Secretaria de Saúde de Juazeiro confirmou a suspeita de um caso da doença na cidade.

O rapaz de 19 anos foi internado com sintomas de pneumonia e já está em tratamento com o medicamento Tamiflu, indicado para a H1N1. Os resultados dos exames devem ser divulgados em quinze dias. Semana passada a cidade teve confirmados três casos, com uma morte.