Hospital Ana Nery inaugura casa de apoio a crianças cardiopatas com o objetivo de minimizar o sofrimento de mães e crianças e garantir a continuidade do tratamento
Leila Dourado , Salvador |
11/08/2013 às 14:53
Prestar assistência e garantir apoio às famílias dos pacientes pediátricos atendidos pelos serviços de cardiologia e nefrologia do Hospital Ana Nery (HAN). Este é o principal objetivo da Associação de Assistência a Criança Cardiopata (ABACC), que será inaugurada na próxima terça-feira (13).
A Associação funcionará a 450 metros do Hospital, no Largo da Soledade, com capacidade para atender mensalmente 32 crianças - e responsáveis - que não possuem suporte social em Salvador para realização dos procedimentos pré e pós-operatório. “Muitos dos nossos pacientes são do interior do estado, o que acaba tornando obrigatória a permanência deles durante o tratamento nas dependências do hospital. A ABACC surge justamente com a finalidade de minimizar o sofrimento vivido por essas mães e crianças, oferecendo condições que favoreçam seu desenvolvimento físico, social e emocional”, explica Rubem Miranda, presidente da Associação.
De acordo com informações do Serviço Social do HAN, já houve casos de mães que solicitaram o cancelamento do tratamento dos filhos por não suportarem a rotina e as dificuldades financeiras que enfrentavam durante meses na cidade. Para então, garantir os cuidados dessas crianças, a equipe médica era obrigada a mantê-las nos leitos, dificultando o internamento de novos pacientes. Com a inauguração da ABACC, essas crianças darão continuidade ao tratamento na casa de apoio, possibilitando o acolhimento de novos casos.
A Casa de Apoio está dividida em cinco quartos, cozinha, sanitários, lavanderia e varanda. Contará com segurança e uma governanta, que cuidará da alimentação, normas e rotinas do local; além do apoio de profissionais de saúde como assistente social, psicólogo e nutricionista. Em um segundo momento o objetivo é oferecer atividades lúdicas e profissionalizantes às crianças e acompanhantes.
Hospital Ana Nery – O HAN é o único do estado a prestar atendimento de alta complexidade em cardiologia e cirurgia cardiovascular pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O setor de Cardiologia Pediátrica e Cardiopatias Congênitas da Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular do Hospital Ana Nery, inaugurado em maio de 2006, oferece assistência especializada e integral aos pacientes, na faixa etária de zero a dezoito anos. A Unidade conta com 24 leitos de enfermaria; oito de tratamento intensivo (U.T.I); ambulatórios; dois leitos de pronto-atendimento; realização de exames; e brinquedoteca. Os ambulatórios atendem em quatro especialidades - cardiologia pediátrica geral, ambulatório de Febre Reumática, ambulatório pré e pós-cirúrgico e ambulatório de Cardiopatia Congênita. Em maio deste ano, o HAN ultrapassou o quantitativo de mil cirurgias cardíacas na unidade de Pronto Atendimento com realização de procedimentos intervencionistas (cateterismo cardíaco e estudo eletrofisiológico).