Com tradição de bons serviços prestados à população baiana, Hospital Santa Izabel comemora 120 anos no bairro de Nazaré
Zeca Montal , Salvador |
01/08/2013 às 14:59
Missa celebrada na capela do Santa Izabel comemorativa aos 120 anos da Instituição
Foto: BJÁ
O Hospital Santa Izabel (HSI) comemorou ontem (31) com a celebração de uma missa 120 anos no bairro de Nazaré, onde presta assistência de alta complexidade e promove atividades de ensino e pesquisa, por meio das quais forma e aprimora médicos e profissionais da área de saúde e produz conhecimento que dão suporte aos direcionamentos estratégicos da instituição.
Em sua secular trajetória, que remonta ao primitivo Hospital da Caridade, fundado por Thomé de Souza, em 1549, o Hospital Santa Izabel proporciona assistência resolutiva de alta complexidade, conforto e bem-estar aos pacientes e desempenha grande variedade de ações assistenciais e de ensino e pesquisa, que muito contribuem para o progresso da Saúde na Bahia.
Queremos, no entanto, fazer ainda mais. Muito mais, afirmou a provedora da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Lise Weckerle. Por isso, passo a passo, tijolo por tijolo, estamos expandindo nossas atividades com planejamento, perseverança e o envolvimento do corpo multiprofissional da instituição, completou a provedora após agradecer o empenho de cada profissional da instituição.
Já o diretor Médico da instituição, Ricardo Madureira, afirmou que dentro do compromisso de atender às principais demandas e carências na área da saúde, o HSI vem ampliando nos últimos anos os investimentos para adequar e expandir as instalações físicas, qualificar processos e equipes profissionais, adquirir novos e modernos equipamentos tecnológicos, realizar diagnósticos mais precoces e detalhados e cirurgias cada vez menos invasivas.
Segundo Madureira, essa é uma das mais abrangentes e significativas reestruturações que o hospital passou em sua história. Somente nos últimos três anos os investimentos em obras, equipamentos, mobiliário e benfeitorias foram da ordem de R$ 25,3 milhões. Todas as intervenções são executadas em sintonia com o planejamento estratégico, vocação do hospital e as mudanças do padrão epidemiológico da população.
CENTRO ONCOLÓGICO
Nos últimos quatro anos, foram executadas quase quatro dezenas de projetos de investimento que abrangeram novos serviços e melhoria de estrutura. Destaque para a inauguração no primeiro semestre deste ano do Instituto Baiano do Câncer (IBC). Esta nova unidade do HSI proporciona ao paciente oncológico o tratamento em um centro de grande aprofundamento técnico, científico e acadêmico, com equipe especializada e multiprofissional. Uma decisão conjunta, envolvendo clínico, cirurgião, radioterapeuta, oferece mais segurança, agilidade e um melhor cuidado do paciente.
Este relevante investimento da Santa Casa da Bahia vem no curso de fatores conhecidos como envelhecimento populacional, mais pessoas com planos de saúde, previsão de aumento de 35% dos novos casos de câncer e diagnóstico precoce por métodos mais eficazes.
História - O Hospital Santa Izabel foi inaugurado em 1893, após mais 60 anos de construção, seguindo planta idealizada, em 1874, pelo conde Pereira Marinho, que deixou em testamento vultosa quantia para início das obras. A história do Hospital Santa Izabel remonta a meados do século XVI, quando se instalou em Salvador o primeiro governo-geral da colônia portuguesa e se iniciou a história pioneira da Santa Casa da Bahia com a atenção à saúde da comunidade local.
O hospital da Santa Casa foi inicialmente denominado de Hospital N. S. das Candeias e era chamado pela população de Hospital da Cidade. Mais tarde, já com a denominação de Hospital São Cristóvão, recebeu para as aulas práticas, os primeiros dezessete alunos da Academia Médico-Cirúrgica da Bahia, a primeira escola de medicina do Brasil, instalada no prédio da Santa Casa. O hospital funcionou ali por 284 anos.
Em 2 de julho de 1833, conforme conta o historiador Paulo Segundo da Costa, o Hospital São Cristóvão e a então Faculdade de Medicina da Bahia mudaram-se para o Terreiro de Jesus. No Terreiro de Jesus, funcionaram por mais de 60 anos, quando o hospital foi transferido para o bairro de Nazaré, onde se encontra.
Planos e futuro Os números provam a grandeza de um dos maiores hospitais do Norte e Nordeste do país, referência em cardiologia, ortopedia, oncologia, otorrinolaringologia e reumatologia. São 525 leitos, 16 salas de cirurgia, 77 leitos de UTI, três salas de hemodinâmica, 27 especialidades médicas atendidas e mais de 3 mil profissionais trabalhando em prol da saúde dos baianos.
O Santa Izabel, onde aconteceu a primeira transfusão de sangue da Bahia, em 1915, e a primeira reunião da Liga Bahiana Contra o Câncer, em 1936, se aperfeiçoou como um dos principais centros de aprimoramento e desenvolvimento de profissionais na área de saúde. Hoje, enquanto hospital de ensino, oferece 105 vagas anuais de residência médica, 270 vagas de estágio, cem vagas de internato e mantém convênio com sete instituições de ensino superior.