O secretário de Saúde, Bruno Barreto, ressaltou que o projeto já foi iniciado nas delegacias da cidade e agora está sendo levado para o presídio
Decom , da redação em Salvador |
30/07/2013 às 10:53
Aconteceu na Câmara de Vereadores
Foto: DECOM
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Secretaria de Saúde (Sesa) - realizou, na segunda-feira (29), na Câmara de Vereadores do município, o lançamento do Projeto “Vigilância às DST/HIV e Hepatites Virais no Sistema Prisional”, em parceria com o Plano Operativo de Saúde do Sistema Penitenciário de Lauro de Freitas, em alusão à Mobilização Nacional contra Hepatites Virais.
O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Bruno Barreto, dos diretores do presídio de Lauro de Freitas, Marcelo Neri e Manoel Gonçalves, da diretora de Vigilância à Saúde municipal, Milena Gomes, do gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Franklin Silva, da diretora do Projeto Mão-Amiga, Juliana Rocha, e da coordenadora Fabiana Falcão, da Ouvidora da Saúde, Claudia Ribeiro, do representante da Atenção Especializada, Nervaldo Lacerda, da coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Mitti Mutti, da assessora jurídica da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), Samantha Videiro, do diretor de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), Hari Brust, da vereadora Aline Oliveira (PP), de representantes do conselho de saúde municipal, dos profissionais de saúde e da sociedade civil.
O secretário de Saúde, Bruno Barreto, ressaltou que o projeto já foi iniciado nas delegacias da cidade e agora está sendo levado para o presídio de Lauro de Freitas, “pelo fato de sabermos também que é uma população vulnerável. Portanto, nosso lema é cuidar das pessoas”, disse. Barreto lembrou também que no dia 7 de agosto, cerca de 460 internos do Presídio de Lauro de Freitas serão vacinados contra Hepatite B e realizarão testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
O diretor do presídio, Marcelo Neri, ressaltou que a parceria com a Secretaria de Saúde é muito importante. “Espero que, com essa ação, a situação dos internos melhore bastante, porque, além de prevenir, dará diagnóstico de doenças como Sífilis, Hepatites e HIV”.
O diretor de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), Hari Brust, em seu discurso, disse que iria sugerir que em todos os municípios baianos que possuam presídios, a Secretaria de Saúde tome como modelo o que Lauro de Freitas está fazendo e desenvolva esse projeto junto aos internos.
A vereadora Aline Oliveira (PP) disse: “Eu vejo Lauro de Freitas a frente, porque assistência aos carcerários é direito previsto em Lei e o município, através da Secretaria de Saúde, está promovendo estes serviços a pessoas que estão privadas de liberdade, contudo, vemos um município garantindo cidadania”, disse a vereadora.