Quem afirma é o cirurgião bariátrico e diretor-médico executivo do Hospital da Bahia, Marcelo Zollinge
Varjão&Associados , Salvador |
29/07/2013 às 10:10
A tecnologia tem se tornado uma aliada importante para a medicina bariátrica. Além de facilitar a vida dos profissionais, que obtêm diagnósticos e resultados mais precisos, ela também contribui para minimizar dores e traumas dos pacientes. Quem afirma é o cirurgião bariátrico e diretor-médico executivo do Hospital da Bahia, Marcelo Zollinger, que explica as vantagens do uso de métodos menos invasivos, como a videocirurgia, nos procedimentos cirúrgicos para pessoas obesas.
“A cirurgia videolaparoscópica é um método cirúrgico considerado mini invasivo, pois é responsável por abolir as incisões cirúrgicas. As grandes vantagens deste método são: menor trauma, proporcionando um pós-operatório com menos dor, e a ausência da cicatriz cirúrgica, o que possibilita um efeito estético melhor”, esclarece Zollinger.
O cirurgião bariátrico, que foi um dos pioneiros no uso desta técnica no Nordeste, ainda garante que a videocirurgia é um procedimento muito seguro e já é utilizado pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital da Bahia em 100% dos seus pacientes que possuem convênios.
“Trata-se de um método que se caracteriza pela introdução de uma micro câmera nas cavidades a serem abordadas, através de um sistema ótico especial que permite a transmissão de imagens intracavitárias, com aumento de 20 vezes para um monitor de televisão”.
O método é recomendado para qualquer paciente obeso, mas existem alguns casos (raros) em que a melhor alternativa é a cirurgia tradicional ou aberta.