Em Salvador, entre os anos de 2008 e 2013 foram notificados 2.865 casos de hepatites (incluindo todos os vírus), sendo 280 apenas este ano.
Tasso Franco , Salvador |
28/07/2013 às 13:36
Secretários José Antonio Rodrigues e Jorge Solla durante caminhada na Barra, hoje
Foto: BJÁ
Para marcar a passagem pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites, comemorado neste domingo (28), a Secretaria Municipal da Saúde e parceiros promoveram uma caminhada do Porto ao Farol da Barra. O objetivo foi chamar atenção para doença e a importância do diagnóstico precoce uma vez que a hepatite viral, que causa inflamação no fígado e pode levar à morte, é silenciosa. Os sintomas demoram a aparecer e quando o paciente descobre muitas vezes se encontra em estado avançado.
O Secretário Municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, marcou presença e anunciou uma série de medidas que serão implantadas para garantir assistência ao público alvo. “Neste segundo semestre instalaremos vários serviços na linha de cuidado aos portadores de hepatites, além de ampliar as ações em todos os Distritos Sanitários num esforço de se fazer a busca ativa de novos casos e atividades educativas de prevenção. Já em agosto inauguraremos o primeiro centro de referência para o tratamento dos portadores de hepatites virais, que funcionará no Posto de Saúde da Rua Carlos Gomes. Um marco na assistência do Município de Salvador”, comemorou o gestor municipal.
Demais atividades
Já entre os dias 29 de julho e 02 de agosto será realizada a XI Semana Baiana de Divulgação das Hepatites Virais e Semana de Diagnóstico de Hepatites Virais, quando serão ofertados testes rápidos para detecção das hepatites virais, HIV, e sífilis no CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento (Dendezeiros) e SEMAE - Serviço Municipal de Assistência Especializada (Liberdade). O mesmo serviço será oferecido no estacionamento externo do Salvador Shopping, em frente ao Hospital Sarah, através de um ônibus adaptado. As atividades estão sendo realizadas em parceria com a ONG Vontade de Viver e os Hospitais Irmã Dulce e Manoel Vitorino.
A vacinação gratuita contra a hepatite B é mais uma aliada ao controle do agravo. Os postos de saúde do município disponibilizam a dose para a população de 0 a 49 anos, além dos grupos vulneráveis (profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, policiais, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual e pessoas imunocomprometidas).