Boa iniciativa da Prefeitura de Itabuna
Decom , da redação em Salvador |
27/07/2013 às 19:55
Atendimento em medicina ao público mais carente
Foto: Gabriel de Oliveira
Desde o início da manhã deste sábado que os pacientes já se reuniam em frente aos estandes de serviço da I Feira Itabuna Cidadã e do Mutirão da Saúde, que aconteceram na Praça Rio Cachoeira e na Câmara de Vereadores. As pessoas tomaram conta da casa legislativa, encheram os corredores e gabinetes que se tornaram consultórios temporários.
O movimento foi constante durante toda a manhã e o sorriso dos pacientes atendidos demonstrava a satisfação da comunidade e o bom atendimento realizado pelas equipes de atendentes, enfermeiros e médicos da Secretaria de Saúde de Itabuna. Mais cinco mil pessoas receberam atendimento.
O evento foi apontado por todos os participantes como o maior mutirão já realizado na cidade, a contar pela oferta de serviços, muitos deles particulares e hoje oferecidos gratuitamente. Na avaliação de dona Isabel de Carvalho, moradora do Vale do Sol, “o mutirão está maravilhoso e o pessoal que está atendendo é muito educado. Temos que aproveitar e fazer todos esses exames de graça, pois, nem sempre a gente tem condição de fazer, pois muitos são caros”.
O morador do Califórnia, Florisvaldo Miranda, achou o mutirão um ótimo evento. “Já fiz teste de glicose e aferi a pressão. O atendimento foi muito rápido, achei ótimo mesmo”. Da mesma forma Maria José Soares, moradora do Loteamento Paraíso, aprovou a diversidade de serviços oferecidos. “Cada pessoa precisa de alguma coisa e aqui tem atendimento para todos”, reconheceu. Já Débora Cabral e Karen Ramos, moradoras do Conceição, destacaram a organização do mutirão e a felicidade em ter vários tipos de atendimento.
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite visitou a I Feira Itabuna Cidadã e o Mutirão da Saúde e também fez algumas avaliações da própria saúde. “Os profissionais estão de parabéns, o atendimento está exemplar e eu também aproveitei alguns serviços” contou. Vane explicou que a administração está se esforçando para melhorar a qualidade da Atenção Básica à Saúde e esse mutirão colocará em dia exames e procedimentos reclamados pela população.
“A nossa expectativa está se cumprindo. Diante da multidão que está aqui e da quantidade de pessoas procurando serviços, podemos ver o sucesso do evento” comemorou.
O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, parabenizou a Prefeitura e todas as entidades participantes. “É importante uma atividade como essa, que aproxima o cidadão dos serviços de saúde e coloca a Câmara como casa do povo transformando gabinetes em consultórios”. O médico Renan Araújo, que enquanto secretário de Saúde organizou o evento, disse que é um presente para a população de Itabuna. “Muitos procedimentos estavam represados na rede de Saúde. A nossa intenção foi fazer um mutirão resolutivo para colocá-los em dia”.
A coordenadora do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Maria Fernanda Galvão, um dos parceiros no evento, disse que a comunidade de Itabuna é carente de serviços e de informação. “Acredito que o evento deve entrar no calendário da cidade e o SAC participa com informações sobre valores e serviços de atendimento à população”, afirmou.