Dezoito novos leitos – A cidade que contava com apenas oito leitos disponíveis na UTI do Hospital Geral Luiz Viana Filho, hoje ganhou mais 18 novos leitos
Secom , Ilhéus |
27/07/2013 às 11:37
Número de leitos em UTI de Ilhéus aumenta
Foto: Alfredo Filho
O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, destacou, durante a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Ilhéus a parceria que vem sendo empreendida com o prefeito Jabes Ribeiro e as instituições de saúde locais no sentido de promover mais oportunidades no atendimento de qualidade à população. A unidade conta com oito leitos instalados, mas possui capacidade para dezesseis.
Estavam presentes na solenidade de inauguração, o vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, o médico Jorge Viana e a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro. Na ocasião, Solla citou os projetos de ampliação da emergência do Hospital Geral Luiz Viana Filho e de construção do novo Hospital Geral da Costa do Cacau, que une a Sesab, a Prefeitura e a UESC.
Dezoito novos leitos – A cidade que contava com apenas oito leitos disponíveis na UTI do Hospital Geral Luiz Viana Filho, hoje ganhou mais 18 novos leitos, sendo dez no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, e oito no Hospital de Ilhéus. Segundo Solla, o que hoje ocorre em Ilhéus é fato em toda a Bahia: a triplicação do número de leitos de UTI. “Mesmo assim, a demanda por leitos de UTI ainda é grande em todo o Estado”, afirmou o secretário estadual.
Solla também afirmou que na próxima semana define com a UESC o projeto do novo hospital, a ser construído no Bairro do Banco da Vitória, que servirá como laboratório e residência médica para os alunos concluintes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Biomedicina.
UTI
O diretor do Hospital de Ilhéus, Jorge Viana, lembrou os 75 anos de história da instituição e disse que a UTI sempre representou o sonho de seus pais, que idealizaram o projeto do hospital logo após a II Guerra Mundial. Já o coordenador médico da Unidade, Nilson Ribeiro, destacou a arquitetura moderna da UTI em salão, de cujo posto médico se pode visualizar todos os pacientes, além do monitoramento em vídeo. Ribeiro disse ainda que todos os leitos estão preparados para tratamento de hemodiálise, com monitores individuais de TV, além de especialistas em fisioterapia, psicologia, nutrologia, fonaudiologia, entre outros.