Pesquisadores expoentes no Brasil apresentam novas perspectivas para diagnóstico e tratamento de doenças tireoidianas, dias 19 e 20 de julho, no HP
Aline Lobato , Salvador |
11/07/2013 às 14:17
Veja como participar
Foto: DIV
O surgimento de doenças tireoidianas em pacientes que fazem uso regular de novas medicações contra hepatites e alguns tipos de câncer, bem como em crianças do sexo masculino que apresentam sintomas neurológicos, são algumas das recentes descobertas científicas que serão apresentadas no I Encontro Baiano de Patologias da Tireoide, que acontece no auditório do Centro Médico Hospital Português, dias 19 e 20 de julho de 2013.
Reunindo especialistas expoentes no cenário nacional da área de endocrinologia e metabologia, além de pesquisadores de instituições como FIOCRUZ, USP, INCA, UFBA, UFPR, UFRJ, CEDEBA e Hospital Aristides Maltez, o encontro inaugura em Salvador um importante espaço para a troca de conhecimentos científicos, debates dos temas mais relevantes da tireoidologia e apresentação de pesquisas e trabalhos pioneiros desenvolvidos na Bahia e demais estados brasileiros.
Tendo abertura programada para sexta-feira, 19 de julho, às 14h, o evento inicia com a série de discussões: “Rastreamento de patologias tireoidianas: é preciso fazer?”, “Laboratório nas doenças tireoidianas”, “Imagem nas doenças tireoidianas“ e “Tireoide: o que mudou nos últimos anos?”. Na sequência, às 15h50, o público confere a apresentação da “Influência dos hormônios tireoidianos na infertilidade”, fato que atinge um grande número de mulheres e acarreta dificuldade para engravidar, embora boa parte da população desconheça o problema.
“O encontro abre espaço para a discussão de casos clínicos e compartilhamento de avanços conquistados na pesquisa das doenças que afetam a glândula tireoide, buscando identificar novas perspectivas diagnósticas e terapêuticas desenvolvidas nas diferentes regiões do país”, destaca o organizador do evento, Dr. Helton Estrela Ramos, consultor do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital Português, professor da UFBA, PhD em endocrinologia e único profissional da área no Nordeste a participar do recém-publicado Consenso Brasileiro para Tratamento do Hipertireoidismo.
Além de especialistas que se destacam na área de endocrinologia e metabologia, na Bahia, a iniciativa traz convidados de peso na área científica nacional. A professora doutora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), Dra. Edna Kimura apresenta as recentes descobertas genéticas relacionadas à evolução do tumor tireoidiano na conferência “Câncer de tireoide: aspectos moleculares e sua potencial aplicação clínica”, dia 20 de julho, sábado, às 9h.
O estudo pioneiro na Bahia, realizado na UFBA, correlaciona mutações tumorais com a agressividade do câncer de tireoide e pode impactar significativamente na definição da terapia. Às 11h, a exposição das “Novas perspectivas de tratamento do câncer de tireoide”, traz a participação do pesquisador que é referência mundial no tratamento de câncer e do bócio e ex-presidente da Sociedade Latino Americana de Tireoide (LATS), Dr. Hans Graf, ao lado de especialista do Serviço de Endocrinologia do Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro (INCA), Dra. Fernanda Vaisman, e do Hospital Aristides Maltez – HAM, Dr. Ivan Agra e Dra. Fernanda Fahel.
Até o encerramento das atividades, prevista para as 18h de sábado (20), a programação segue com abordagens sobre medicina nuclear e cirurgia da tireoide e suas inovações, focando na indicação correta do procedimento para a remoção da glândula. Outra temática levantada se refere a “Avaliação e tratamento da Orbitopatia de Graves” – doença grave, inflamatória das órbitas, que causa deformação dos olhos, inchaço e projeção do globo ocular. “Essa doença tem grande impacto social e na qualidade de vida dos portadores. Atualmente, existem novas formas de tratamento, envolvendo o uso de drogas inovadoras ou a reposição de selênio através de dieta alimentar”, esclarece Dr. Helton Estrela Ramos.
Voltado para especialistas em endocrinologia, clínica médica, biomedicina e biologia molecular, o encontro visa contribuir para a atualização, e qualificação científica e técnica desses profissionais. A programação completa pode ser conferida no hotsite www.encontrotireoide.com.br/programacao.html
.