Saúde

Cirurgia Bariátrica pode prevenir doenças cardíacas em obesos

Veja as observações do especialista
Frente & Verso , da redação em Salvador | 14/06/2013 às 12:01
João Ettinger é Doutor em Medicina Interna pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Foto: Frente & Verso
Pacientes que sofrem de obesidade estão em constante luta pela saúde do coração. Estudos recentes, realizados no Hospital do Coração de São Paulo (HCor), analisam a obesidade como uma das principais responsáveis no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão e fibrilação atrial, mais conhecida como alteração nos batimentos cardíacos. Segundo a Associação Brasileira Para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólical, 60% dos obesos têm propensão a doenças cardíacas e podem desenvolvê-las ao longo da vida.

 “Muitos destes pacientes já apresentam um histórico de pressão alta, alto nível de colesterol, problemas de circulação, lesão renais e diabetes, doenças que ameaçam o sistema cardiovascular”, declara Dr. João Ettinger.

Para pacientes enquadrados neste perfil, a redução do estômago através da cirurgia bariátrica tem efeitos positivos no tratamento de diversas disfunções e, consequentemente, no equilíbrio do corpo e coração. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, cinturas que apresentarem acima de 80 cm para o sexo feminino e de 94 cm para o masculino já exigem o acompanhamento de um profissional.

 Sobre João Ettinger

Com atuação em cirurgia bariátrica, cirurgia do aparelho digestivo, hérnias e cirurgia laparoscópica, o especialista João Ettinger é Doutor em Medicina Interna pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Pós Doutorando de Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco, e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.