Saúde

Tambores do Olodum animaram jantar para as mães no Hospital GRS

O dia mais do que especial foi organizado pela Equipe Multidisciplinar da Pediatria, ala 4C
Berna Farias , da redação em Salvador | 09/05/2013 às 15:25
Galera do Olodum no HGRS
Foto: BF
“Ô berimbau, pedaço de arame, pedaço de pau”: o gingado do grupo afro Olodum, um dos ícones da cultura contemporânea da Bahia, embalou o começo da noite, ontem (8), no Hospital Geral Roberto Santos. O show-surpresa animou o Jantar Especial, atração que fechou o dia especial dedicado às mães, assim como o canto coral do Nutri Em Canto, formado pela equipe do Serviço de Nutrição do HGRS. Pela manhã e à tarde, o Dia da Beleza deixou as mães mais bonitas e sedutoras.
 
O dia mais do que especial foi organizado pela Equipe Multidisciplinar da Pediatria, ala 4C, juntamente com o Grupo Mais, o Grupo de Mulheres Atuantes do HGRS. O cabeleireiro Oliver Santos, em ação voluntária, trouxe ao Hospital Roberto Santos um grupo de profissionais e, durante todo o dia, as mães ganharam corte de cabelo, escova, penteado tererê, assim como maquiagem, sobrancelhas, limpeza de pele e manicure.
 
Franciele Carmo dos Santos, 24 anos, que acompanha a filha de cinco anos internada na Pediatria, aproveitou para cortar e escovar o cabelo e depilar as sobrancelhas. “Achei ótimo, porque no dia-a-dia não tenho tempo, fico cuidando da minha filha, e esta é uma oportunidade de eu me cuidar mais um pouco”. O movimento foi constante durante o dia em duas salas da Pediatria 4C destinadas para o embelezamento das mães, que participaram de um lanche coletivo às 15h e ganharam brindes como caixas de sabonete, conjuntos de maquiagem, bolsas, canetas em formato de rosas.
 
Som do Pelourinho
 
O ponto alto, entretanto, foi a noite. A música tomou conta de uma sala reservada para o jantar, que teve como convidados servidores e pais de crianças internadas na 4C, alguns acompanhados dos pequenos pacientes. O Coral Nutri Em Canto, conduzido pela regente Núbia Cruz, cantou peças da Música Popular Brasileira e uma canção de ninar. A regente também improvisou um xaxado, com a participação das mães acompanhantes.
 
Em seguida, oito integrantes da banda do Grupo Cultural Olodum tomaram conta da cena. Gilmário Marques, que compõe a banda desde os 14 anos, apresentou os percussionistas Luís Carlos, Pelô, Tiago, René e Maurício e o vocalista Narcizinho. Em nome da diretoria, da banda e da produção do Olodum, homenageou as mães do Hospital Roberto Santos, “essas mulheres batalhadoras, guerreiras e que regem o nosso mundo”. Ele fez uma homenagem ao cabeleireiro Oliver Santos, “ícone do Pelourinho”, ao Grupo Mais e às diretoras Delvone Almeida (Geral) e Aldacy Gonçalves (Enfermagem), e distribuiu brindes – CDs e camisetas – com as mães.
 
Depois de “passear” pelos maiores sucessos musicais do Olodum, acompanhados com entusiasmo por todos, os músicos deixaram a sala já preparada para o jantar e percorreram, seguidos por dezenas de servidores, acompanhantes e várias crianças internadas na Pediatria, os corredores da ala 4C. Encantados, alguns dos pequenos pacientes olhavam as baquetas que dois percussionistas jogavam para o ar. A festa só acabou depois das 20 horas, deixando um gostinho de felicidade e a promessa do grupo de voltar ao HGRS para uma nova apresentação.